Ilha do Sal: Ministro quer uma gestão próxima das infraestruturas de saúde, dos funcionários e das pessoas

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: Ministro quer uma gestão próxima das infraestruturas de saúde, dos funcionários e das pessoas
26/02/25 - 07:42 pm

Espargos, 26 Fev (Inforpress) – O ministro da Saúde disse hoje que está a tentar fazer uma gestão próxima das infraestruturas de saúde, dos funcionários e das pessoas, justificando as visitas aos concelhos para avaliar aquilo que foi conseguido e as dificuldades enfrentadas.

Jorge Figueiredo fez estas declarações no âmbito da sua visita de três dias à ilha do Sal, destacando que a ilha faz parte da “frente de batalha” no processo de desenvolvimento do turismo e as exigências são cada vez maiores.

O ministro, que já esteve na ilha de Santo Antão, está a terminar uma visita ao concelho da Praia, antes de avançar para região norte de Santiago, privilegiou agora a ilha do Sal para visitar as infraestruturas de saúde e poder analisar com o sector privado o que se pode fazer em conjunto.

“A complexização que é exigida ao Sistema Nacional de Saúde é cada vez maior para acompanhar a dinâmica que o sector privado tem vindo a implementar nesta ilha. É evidente que a força do privado é muito mais forte do que a nossa capacidade de acompanhar, por isso estaremos aqui para a ver com o sector privado o que naturalmente faltará para que, em conjunto, partilhar as responsabilidades”, sublinhou.

Jorge Figueiredo destacou que a prestação dos cuidados de saúde não é uma responsabilidade apenas do Ministério da Saúde, por isso esta visita para, num contexto de partilha de responsabilidades, avaliar o que depende do próprio ministério.

“Sabendo que não temos só o Sal para controlar, temos todo o país, mas dentro dos nossos parcos recursos, podemos distribuí-lo da melhor forma para poder responder, com qualidade, a essa demanda”, frisou.

O responsável pela pasta da Saúde, que começou a sua visita pelo Centro de Saúde da Palmeira, disse que o espaço físico já se encontra pronto, mas, entretanto, falta o “conteúdo” que deverá sair do Fundo Belga. 

“Palmeira faz parte do primeiro pacote, do Fundo Belga e já estão identificadas as necessidades em termos de equipamentos e vamos discutir com o delegado de Saúde, daqui a pouco, o que está sendo feito, quer pelas estruturas locais, quer por nós a nível central, para não só equipar, mas dotar dos recursos humanos necessários”, continuou o responsável.

Garantiu que Palmeira merece essas mudanças, e “rapidamente o centro vai estar de pé” e a trabalhar em prol da vila e das demais que precisar.

Do programa de visita de três dias, constam uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal do Sal, visita às principais obras de Saúde na ilha, visita guiada à Delegacia da Saúde, encontros e reuniões com os dirigentes e profissionais da Saúde e visita ao Hospital Regional Ramiro Figueira.

O objetivo da visita é inteirar-se do funcionamento dos serviços e andamento das obras em curso, e perspetivar as metas para o ano 2025.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar