Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) – O coordenador do gabinete de Supervisão Comportamental do Banco de Cabo Verde (BCV) defendeu que a poupança tem que ser feita por todos “hoje”, independentemente da idade que se vai começar.
José Júlio Dias falava em declarações à Inforpress, a propósito da Semana da Poupança que o BCV pretende realizar, de 25 a 31 deste mês, em comemoração ao Dia Mundial da Poupança, assinalado anualmente no dia 31de de Outubro.
“Nós costumamos dizer que a educação financeira é para todos, independentemente do meio social, do sexo ou da idade”, disse, defendendo que a poupança tem que começar a ser feita “hoje, independentemente da idade em que se vai começar”.
Para Júlio Dias este ano o BCV foi “bastante feliz” em tentar abarcar além de estudantes do ensino básico, secundário, também as universidades e a comunidade no geral porque tem reparado que a nível das universidades existe um baixo nível de literacia financeira.
A intenção é, conforme disse, fazer com que conheçam o sistema financeiro em si, quem são os intervenientes, onde estão e o que fazem, bem como também o papel do Banco de Cabo Verde no sistema financeiro nacional.
Os temas são variados, e vão desde poupança, hábitos da poupança e o impacto da educação financeira nas camadas jovens, a importância da acção financeira e outros.
Segundo este coordenador, o impacto desejado é chegar o mais longe possível, fazendo com que os que estiverem presentes nessas sessões sejam reprodutores dessas acções junto das respectivas comunidades.
Sob o lema “Hoje é um bom dia para começar a poupar: conhecimentos, habilidades, atitudes, comportamentos e sustentabilidade”, a semana dedicada à poupança será aberta esta sexta-feira, 25, no auditório da Universidade Jean Piaget, na Cidade da Praia, às 10:00.
Com este evento, organizado em colaboração com vários parceiros, o Banco de Cabo Verde pretende à semelhança dos anos anteriores sensibilizar a população acerca da importância da poupança no geral.
A mesma fonte afirmou que durante esses dias vão estar a transmitir alguns hábitos e conhecimentos para a comunidade em geral sobre pequenos hábitos de como conseguir alavancar alguma poupança, independentemente da idade e da faixa etária.
A semana da poupança inclui ainda acções na ilha da Boa Vista (Escola Secundária da Boa Vista, Escola do Rabil e Escola do Bairro da Boa Esperança) e na Ribeira Grande de Santiago (Escola Salineiro) e termina no dia 31, com uma conversa aberta no auditório do Banco de Cabo Verde, na Praia.
ET/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar