Mindelo, 11 Fev (Inforpress) – O Ministro do Mar anunciou hoje, no Mindelo, que está em fase de preparação a digitalização do portal de governança do sector do mar no quadro da economia azul.
Segundo Jorge Santos, que falava em conferência de imprensa, o portal será criado na sequência da aprovação do decreto-lei do novo acordo de pesca com a União Europeia em Conselho de Ministros.
“Nós, agora, com a aprovação desse decreto-lei para o acordo com pela União Europeia, estamos a organizar neste momento o que estamos a chamar o portal ou a governança digital do sector do mar a nível nacional”, informou o governante para quem neste preciso momento estão num processo de digitalização dos diferentes serviços, seja a nível da pesca, do Instituto do Mar (Imar), do Instituto Marítimo e Portuário e da Enapor e do próprio ministério.
Conforme o ministro, tudo isso tem o objectivo de “explorar estes recursos de forma sustentável, pensando nas gerações vindouras”.
O governante salientou que o sector da pesca tem um papel “importante e uma dimensão humana em Cabo Verde” e disse que neste momento o País conta com 4.062 pescadores a nível artesanal e 1.035 pescadores industriais, o que totaliza 5.097 pescadores em Cabo Verde.
Em relação a embarcações avançou que o País conta com 1.463 embarcações do tipo botes de boca aberta e 127 navios semi-industriais e industriais, sendo maioritariamente estrangeiros.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar