Espargos, 10 Fev (Inforpress) – O novo presidente do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) esteve hoje a socializar com a autarquia salense ideias para o impulso do sector turístico, sendo este que mais contribui para o produto interno bruto de Cabo Verde.
Os projectos foram apresentados pelo presidente do ITCV, Jair Fernandes, acompanhado das administradoras executivas, Vânia Rodrigues e Dilma Gomes, durante uma visita de cortesia ao edil salense Júlio Lopes, destacando a Câmara Municipal do Sal como um “parceiro de excelência”, já que é onde está sediada o ITCV.
“A ideia é transmitir a necessidade do reforço desta parceria e dar aqui um impulso para este sector que mais contribui para o produto interno bruto aqui em Cabo Verde e que tem a sua responsabilidade não só na cadeia de valor e na promoção de Cabo Verde enquanto destino, mas também com impacto nas comunidades e directamente nas pessoas”, sublinhou.
Jair Fernandes frisou que agendou para estes dias um encontro com a Câmara do Turismo de Cabo Verde, com a ProTour e com as demais instituições públicas e privadas que operam no Sal e no sector do turismo.
Destacou ainda que com a câmara municipal, na pessoa do seu presidente, teve a oportunidade de socializar outras ideias de projectos, caso da internacionalização da nova marca Turismo de Cabo Verde, o Sistema Geográfico de Informação Turística e o Observatório de Turismo, um projecto a ser implementado brevemente.
“A câmara, por sua vez, trouxe-nos aqui algumas preocupações, nomeadamente com a operacionalização do diploma sobre alojamento complementar, com a praia de Santa Maria, na questão de segurança de quem frequenta a praia, mas com o crescimento em termos de oferta de alojamento que a ilha do Sal tem estado a trabalhar”, completou.
Outro desafio que a mesma fonte disse que se coloca neste momento tem a ver com a questão da mão de obra, no momento em que se fala da mobilidade e da fuga dos recursos humanos.
O responsável sublinhou que os projectos apresentados constam do plano de actividade de 2025, mas que serão posteriormente socializados com os cabo-verdianos, reafirmando o compromisso de “trabalhar afincadamente” para a promoção do turismo de Cabo Verde, para a promoção da nova marca e para a diversificação da oferta numa ótica de sustentabilidade do destino.
Por sua vez, o autarca salense, Júlio Lopes, expressou confiança na nova equipa do ITCV, destacando a importância das duas instituições estarem “conectadas” para um trabalhar conjunto.
“O Instituto de Turismo atingiu um ponto muito alto, e vemos isso pelo resultado que Cabo Verde já obteve ao nível do turismo. Neste momento estamos com o problema de alojamento, porque a procura turística é tanta que não há hotéis suficientes para receber todos os turistas, isto significa que nos próximos anos vai haver mais investimento no turismo”, explicou.
“Vamos continuar a promover, no caso concreto, a Ilha do Sal e Cabo Verde, para que o nosso país seja cada vez mais conhecido a nível mundial e possamos também ter mais diversificação de turistas, de outros países”, continuou.
Neste sentido destacou que a Câmara Municipal e o Instituto do Turismo têm de trabalhar em conjunto, para que os próprios cabo-verdianos possam investir também e ter os seus benefícios económicos e financeiros.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar