Cidade da Praia, 11 Fev (Inforpress) – Alunos da Escola Secundária Abílio Duarte participaram hoje numa palestra subordinada ao tema “Navegar com Consciência: Internet, Inteligência Artificial (IA) e o Futuro Digital”, por forma a estarem cientes e se acautelarem para os riscos da Internet.
Fomentada pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), em parceria com a Universidade de Cabo Verde, no âmbito da celebração do Dia de Internet Mais Segura, assinalado hoje, a palestra destinada aos alunos do 10º, 11º e 12º da Escola Secundária Abílio Duarte, no Palmarejo, tem como propósito sensibilizar os cidadãos, em especial o público mais jovem, para os riscos da Internet.
Pretende-se, assim, com esta iniciativa, educar para a prevenção desses riscos e sensibilizar a sociedade civil e a indústria tecnológica para que estes sejam acautelados.
A ARME quer, com isso, contribuir para garantir que a Internet seja um espaço de oportunidades, promovendo a criação e a partilha de conteúdos positivos, onde a “ética crítica e de responsabilidade é uma constante”, pelo que a iniciativa busca fomentar um ambiente digital “inclusivo e respeitoso”, em que todos possam expressar-se livremente e com segurança.
Neste sentido, considerando que o uso consciente e a segurança dos dados têm sido um dos maiores desafios que a era tecnológica tem trazido, a presidente do conselho da administração Leonilde Santos, disse que a ARME, enquanto entidade que regula o sector das telecomunicações, tem feito um conjunto de acções, nomeadamente atinentes às suas atribuições, no que toca à promoção de informação, mas também à sensibilização.
“Temos cultivado junto das escolas secundárias e primárias essas palestras de consciencialização e sensibilização porque os alunos são o presente e o futuro, a parte da camada social que mais tem utilizado a internet, daí incentivá-los a um uso consciente e a uma partilha e criação de conteúdos digitais positivos”, manifestou.
“A Internet é um mundo de oportunidades, mas também há riscos, e a ARME tem o papel de apoiar naquilo que é a literacia digital. Temos de garantir o direito ao acesso a esta ferramenta, que é a internet, mas esse uso tem de ser consciente, seguro e respeitador”, sublinhou a mesma fonte.
Por seu lado, a directora da Escola Secundária Abílio Duarte, Ângela Gomes, espera que este evento seja uma oportunidade de aprendizagem e reflexão sobre o “uso responsável e ético” da Internet e das tecnologias emergentes.
“Que este dia seja um marco da nossa jornada colectiva rumo a um futuro digital mais seguro e consciente. Que possamos todos sair daqui inspirados a fazer a diferença, promovendo um ambiente online mais seguro e positivo para todos”, concretizou.
Estiveram reunidos no mesmo espaço, especialistas em tecnologias de informação, investigadores, estudantes e comunidade educativa para debater os grandes desafios e oportunidades que o mundo digital oferece.
SC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar