Porto Novo/Planalto Norte: Comunidade de Pascoal Alves volta a pedir investimentos na melhoria da energia eléctrica

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Planalto Norte: Comunidade de Pascoal Alves volta a pedir investimentos na melhoria da energia eléctrica
03/11/24 - 12:15 pm

Porto Novo, 03 Nov (Inforpress) – Os habitantes de Pascoal Alves, Planalto Norte, Porto Novo, voltaram hoje a pedir investimentos na melhoria da energia eléctrica na comunidade isolada, no âmbito do programa de modernização das micros redes de energias renováveis nesse planalto.

O porta-voz da comunidade de Pascoal Alves, Manuel Gomes, informou que as famílias que vivem nesse povoado encravado no interior do município do Porto Novo desejam ser contempladas pelo programa de modernização das micros redes de energias renováveis no Planalto Norte, financiado pela cooperação luxemburguesa.

Pascoal Alves passou há quatro anos a dispor de luz eléctrica 24 horas por dia, no âmbito do projecto “Energia para o desenvolvimento sustentável” da comunidade, financiado pelo Programa de Pequenas Subvenções GEF-SGP, do Sistema das Nações Unidas.

O projecto, promovido pela associação comunitária de Pascoal Alves, teve como propósito dotar cada uma das 15 famílias residentes de um kit fotovoltaico de produção de energia, mas os equipamentos começaram já há algum tempo a apresentar problemas de funcionamento para a preocupação das famílias.

Manuel Gomes informou que os kits fotovoltaicos estão a ter falhas, facto que está a preocupar as famílias, que desejam ser contempladas com os investimentos na melhoria da energia eléctrica previstos pelo Governo para o Planalto Norte.

Um documento do Ministério da Indústria, Comércio e Energia, a que a Inforpress teve acesso, explica que a cooperação luxemburguesa vai financiar a modernização das micros redes de energias renováveis do Planalto Norte, no município de Porto Novo, no âmbito do Programa de Apoio à Transição Energética em Cabo Verde.

Através de um edital este ministério já procedeu ao lançamento do concurso público para a execução deste projecto, que será executado em seis meses, consistindo, essencialmente, na instalação da micro rede em Chã de Feijoal, uma das comunidades do Planalto Norte.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar