Fogo: Ministro visita parcelas irrigadas na zona sul e reforça compromisso com modernização agrícola

Inicio | Ambiente
Fogo: Ministro visita parcelas irrigadas na zona sul e reforça compromisso com modernização agrícola
07/02/25 - 10:37 am

São Filipe, 07 Fev (Inforpress) - O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, visitou quinta-feira algumas parcelas irrigadas de agricultores da zona sul da ilha do Fogo e destacou a importância da modernização do sector agrícola e a gestão eficiente dos recursos hídricos.

Gilberto Silva, que se fez acompanhar por técnicos do seu ministério, apontou a determinação do Governo em apoiar os agricultores através de programas de subvenções e incentivos que visam a melhoria da produtividade e a sustentabilidade no campo.

Numa das parcelas visitadas, conheceu o sistema agroecológico de um agricultor, que pode servir de modelo não apenas para a ilha do Fogo, mas para outras ilhas e destacou que “é fundamental que outros agricultores conheçam este sistema e se inspirem nele".

O ministro enfatizou a importância de os agricultores se tornarem verdadeiros empreendedores agrícolas, aproveitando os incentivos disponíveis e lembrou que o Estado financia 50 por cento (%) dos custos para sistemas de irrigação gota a gota e estufas, e quase 100% para a modernização da pecuária.

A questão da água foi uma das preocupações levantadas pelos agricultores e o ministro reconheceu que a expansão da agricultura depende directamente da disponibilidade de água e destacou os investimentos feitos desde 2016 para melhorar a gestão hídrica.

"Investimos mais de 100 mil contos em sistemas de bombagem, perfuração e reservatórios, e estabelecemos parceria com a Águabrava, para garantir que a água esteja disponível onde é necessária", referiu Gilberto Silva, que ressaltou que a mancha verde na zona sul “aumentou significativamente” graças a esses esforços.

O titular da pasta da Agricultura e Ambiente alertou que os agricultores devem consultar a disponibilidade de água antes de expandir suas parcelas e destacou que o problema não é a terra, mas a água e que nenhum agricultor que não utiliza sistema de gota a gota pode queixar-se de falta de água.

A visita do ministro é para reforçar o compromisso do Governo em apoiar a agricultura, não apenas com financiamento, mas também com assistência técnica e gestão eficiente dos recursos.

"Estamos aqui para ouvir os agricultores, entender suas dificuldades e tomar as decisões ", concluiu Gilberto Silva, que garantiu que os investimentos são contínuos em infra-estrutura hídrica e programas de incentivo.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar