Cidade da Praia, 4 Fev (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde e o Banco Mundial realizaram hoje um workshop para discutir a implementação do Programa Program-for-Results (PforR) no país, visando promover o desenvolvimento sustentável e o emprego jovem, com foco no capital humano.
O ministro das Finanças, Olavo Correia, explicou que o modelo de financiamento do PforR, que vincula o desembolso de fundos à obtenção de resultados concretos, permitirá maior eficiência e transparência na execução dos projectos públicos.
“O desafio agora é nós termos celeridade de escala. Celeridade significa tempo de resposta pré-determinado, 15 dias, e depois escala é estar em todos os sectores, em todas as ilhas e numa lógica de sustentabilidade”, afirmou.
O governante reforçou a necessidade de uma governação “mais ágil e eficaz” para a execução dos projectos, destacando a importância do alinhamento entre as lideranças políticas e a administração pública para garantir que o que é prometido seja efetivamente entregue à população.
“Nós hoje precisamos de uma coligação das lideranças para fazermos as coisas acontecerem. Porque a governança depende muito das lideranças intermédias”, assinalou
O mesmo enfatizou a necessidade de apostar na interoperabilidade entre os diferentes sectores do Governo para garantir serviços eficientes e acessíveis à população.
“Os cidadãos querem serviço, querem resultados. E só podemos garantir resultados em uma lógica de interoperabilidade”, afirmou
Olavo Correia concluiu ressaltando a importância de estabelecer referências internacionais para acelerar o desenvolvimento do país, citando a Estónia como exemplo de sucesso na digitalização dos serviços públicos.
DV/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar