Furna, 04 Fev (Inforpress) –O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, garantiu hoje que projecto de dessalinização da água do mar para abastecimento do município resolverá não só a questão da quantidade, mas também da qualidade deste líquido na ilha.
Gilberto Silva deu esta garantia à imprensa hoje, à margem da visita realizada juntamente com o Embaixador de Luxemburgo em Cabo Verde, Jean-Marie Frentz, à localidade de Furna, onde será instalada a infra-estrutura orçada em cerca de sete milhões de euros, incluindo a estrada de acesso.
O ministro explicou que o projecto conta com quatro estações de bombagem, capazes de fornecer água suficiente para toda a Brava.
Segundo o ministro, a infra-estrutura terá uma capacidade de produção nominal bastante elevada, estimada em cerca de 500 toneladas de água por dia.
“Se considerarmos os investimentos feitos também no domínio energético, estamos aqui a referir a uma boa capacidade de produção de eletricidade, não só através dos grupos aqui instalados, mas também dos sistemas fotovoltaicos, na medida em que a estação de dessalinização e bombagem têm ocupado, portanto, uma boa capacidade de produção de energia fotovoltaica para fazer funcionar, digamos, toda estação de dessalinização”, disse.
O ministro ressaltou que na perspectiva de tornar a Brava uma ilha sustentável, o Governo vai procurar sempre harmonizar todos esses investimentos, no sentido de dar maior durabilidade e sustentabilidade aos programas e aos projectos, tornando a ilha num exemplo, não só para o país, mas também para o mundo.
Já o Embaixador de Luxemburgo em Cabo Verde, Jean-Marie Frentz, mostrou-se impressionado com o decorrer do projecto, destacando “o grande desafio logístico e técnico” do empreendimento.
“Tivemos vários desafios nos últimos anos para criar esse projecto. É uma obra que vai disponibilizar água de qualidade e vai ser disponibilizada 24 horas sobre 24 horas para todas as pessoas da ilha. Por isso, espero que este projecto venha trazer um impacto positivo na vida das pessoas e na saúde pública tendo em conta que é uma água de qualidade que vai ser criada aqui”, finalizou.
A comitiva também visitou hoje a associação Biflores, sendo que na quarta-feira,05, está agendada uma visita à localidade de Lomba Tamtum, às Instalações da Cooperativa de Pesca, à estação de Teleférico e aos agricultores desta localidade.
DM/JMV
Inforpress/fim
Partilhar