Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) - Uma missão técnica do INE de Cabo Verde e ANSD do Senegal vão partilhar conhecimentos para capacitação dos técnicos do INE da Guiné-Bissau, naquele país, no âmbito do Projecto Centros de Referência (Fase II).
Promovida no âmbito do projecto “Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados na África – Fase II”, os trabalhos da missão de capacitação técnica decorrerão de 3 a 7 de Fevereiro, em Bissau, Guiné-Bissau.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Inforpress, essa capacitação tem como propósito partilhar conhecimentos, desenvolver autonomia e capacitar as equipas técnicas do Instituto Nacional de Estatística de Guiné-Bissau (INEGB) a nível de sensibilização, recrutamento de recenseadores, treinamento de recenseadores e inquérito pós-censitário.
O documento realça ainda que o INE da Guiné-Bissau realizará em 2025 o seu 4º Recenseamento Geral da População e Habitação, sendo a primeira vez que implementará um Censo totalmente digital, por isso, solicitou o apoio dos Centros de Referência nas áreas mencionadas.
O projecto “Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados em África – Fase II” insere-se no Programa de Parceria Brasil-UNFPA para a Promoção da Cooperação Sul-Sul, iniciado em Janeiro de 2023.
Tem como finalidade a execução da etapa de desenvolvimento de sustentabilidade da Fase I do projecto, que envolveu Cabo Verde, Senegal e Brasil, e agora se expande para o engajamento de outros países e parceiros estratégicos no aprimoramento e compartilhamento das tecnologias de coleta eletrónica de dados.
A Fase I do projecto ocorreu entre 2016 e 2019, com a realização de missões técnicas e gerenciais no Brasil, Cabo Verde e Senegal, para o desenvolvimento de planos de capacitação, em parceria com o IBGE, a ANSD e o INECV.
SC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar