
Durante a apresentação dos resultados dos cinco anos do programa, José Martins, mentor da iniciativa, apontou que a ilha do Maio tem recebido apoios nas vertentes da saúde, educação e alimentação para famílias necessitadas.
“Durante os cinco anos do projecto conseguimos transferir quatro pacientes do Maio para o Senegal e temos apoiado também nas evacuações médicas Maio - Praia para especialistas. Temos apoiado consultas oftalmológicas, exames de TAC, aparelhos auditivos, cestas básicas para família, materiais escolares, entre outros”, disse à imprensa.
Entretanto, conforme destacou a mesma fonte, o projecto é suportado por doações, devido à inexistência de um fundo próprio, pelo que apelou à solidariedade das pessoas e principalmente dos emigrantes cabo-verdianos, para continuarem a apoiar o projeto e “fazer a diferença”.
Nos cinco anos de existência do projecto, José Martins disse que o maior ganho tem sido salvar vidas e devolver o sorriso das pessoas, muitas das vezes sem esperança.
O projecto Zé Luís Solidário, que actua ainda somente de forma virtual, foi criado em Abril de 2020 e assinala em este ano cinco anos de existência com várias actividades em todas as ilhas.
O projecto conseguiu enviar em apoio dos cabo-verdianos cerca de 700 mil dólares (74 mil contos) para ajudar os que mais precisam.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar