Lisboa, 27 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reuniu-se hoje na capital portuguesa com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, numa visita de cortesia que abordou temas de integração da comunidade cabo-verdiana e projectos de inovação.
No final do encontro de cerca de uma hora, nos Paços do Concelho de Lisboa, Ulisses Correia e Silva destacou a importância da comunidade cabo-verdiana residente em Lisboa, reconhecendo a sensibilidade de Moedas para promover a boa integração e o aproveitamento das potencialidades desta comunidade no desenvolvimento da capital portuguesa.
“Estamos na capital de Portugal, uma cidade que acolhe uma comunidade significativa de cabo-verdianos, e o presidente da câmara tem uma sensibilidade muito estreita relativamente à importância da boa integração e do aproveitamento das potencialidades e capacidades da nossa comunidade”, afirmou o primeiro-ministro, em declarações à imprensa cabo-verdiana.
Carlos Moedas sublinhou a forte ligação entre Lisboa e Cabo Verde, referindo-se à Praia como uma “cidade irmã”, fruto da geminação entre as duas capitais, indicando que durante o encontro, foram discutidos projectos estratégicos como a “fábrica de unicórnios”, uma iniciativa de inovação e ‘start-ups’.
“Queremos valorizar o talento que é dos dois países, tanto dos que estão cá como dos que estão lá. A Câmara Municipal de Lisboa tem investido muito nesta área de inovação e gostaria de ver este conceito também implementado em Cabo Verde”, declarou Carlos Moedas.
Além da inovação, o autarca destacou áreas de cooperação contínua entre Lisboa e a cidade da Praia, como espaços verdes, gestão de recursos humanos e outros serviços municipais, tendo enfatizado, no entanto, que Lisboa tem uma responsabilidade acrescida em relação a Cabo Verde, não só com a capital, mas também com outras cidades e vilas do arquipélago, devido à significativa presença da comunidade cabo-verdiana.
“Lisboa é uma cidade que inclui todas as culturas, e a cabo-verdiana é parte da nossa identidade. É esta diversidade que nos traz criatividade, inovação e novas oportunidades”, concluiu Carlos Moedas, destacando o impacto positivo da fusão cultural na cidade.
O encontro aconteceu à margem da Cimeira Bilateral entre Portugal e Cabo Verde, que terá a sua plenária esta terça-feira, 28 e esta noite, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, com a presença do seu homólogo português, Luís Montenegro, vai ter um encontro/jantar com a comunidade cabo-verdiana, em Lisboa, sem a presença da imprensa.
DR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar