Porto Novo: Produtores de grogue têm expectativa de poder iniciar a safra de cana de açúcar em Dezembro

Inicio | Economia
Porto Novo: Produtores de grogue têm expectativa de poder iniciar a safra de cana de açúcar em Dezembro
02/11/24 - 10:11 am

Porto Novo, 02 Nov (Inforpress) - Os produtores do grogue no município do Porto Novo têm a expectativa de poder iniciar a colheita da cana de açúcar no mês de Dezembro, insistindo na necessidade da antecipação safra de cana sacarina neste concelho.

Nos últimos anos, os produtores do grogue do Porto Novo têm estado a pedir ao Ministério da Indústria, Comércio e Energia a antecipação do período da industrialização do grogue para 01 de Dezembro, numa altura em que a cana sacarina atinge “fase de maturação” no município.

Os agricultores da Ribeira da Cruz e Tarrafal de Monte Trigo, através de uma carta endereçado ao Governo, sugeriram a revisão da lei que regula a produção de aguardente de cana de açúcar em Cabo Verde por forma a permitir a antecipação do início da safra de cana sacarina no município do Porto Novo.

Os produtores na Ribeira das Patas defendem também a antecipação do período da industrialização do grogue no município do Porto Novo, começando a 01 de Dezembro.

Os produtores de grogue avançaram à Inforpress que seria mais benéfico para a classe que a safra de cana sacarina no concelho do Porto Novo se iniciasse no primeiro dia de Dezembro e não em Janeiro.

O decreto-lei nº 11/2015 de 12 de Fevereiro, que regula a produção de aguardente de cana de açúcar em Cabo Verde, diz que o período destinado à safra de cana de açúcar e industrialização do grogue começa a 01 de Janeiro e termina a 31 de Maio.

Os produtores do grogue têm o apoio dos deputados nacionais do Movimento para a Democracia (MpD), poder, que já se encontraram com o ministro da Indústria, Comércio e Energia para abordar esta preocupação.

Conforme os parlamentares, o Governo já manifestou a sua disponibilidade para discutir esta questão com os produtores da aguardente no município do Porto Novo.

JM/JMVInforpress/Fim

Partilhar