Cidade da Praia, 22 Jan (Inforpress) – A China disponibilizou a Cabo Verde 28,5 milhões de dólares para apoiar projectos estruturantes para o desenvolvimento do país, com destaque para a segurança, modernização de infra-estruturas administrativas e reforço de sectores estratégicos como educação e saúde.
O Acordo de Cooperação Económica e Técnica, que ascende a 200 milhões RMB (mais de três milhões de contos), foi assinado hoje, na cidade da Praia, pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, e pelo encarregado de Negócios da Embaixada da China em Cabo Verde, Shi Leike.
Na ocasião, Myrian Vieira destacou que o acordo reflecte a excelência das relações entre os dois países e constitui a implementação de compromissos assumidos no Fórum de Cooperação África-China, realizado em Setembro passado.
A secretária de Estado assegurou que os recursos serão aplicados em projectos infraestruturantes ainda a serem definidos entre as duas partes, mas que terá com prioridade a continuidade da terceira fase do projecto “Cidade Segura”.
Explicou que se trata de um projecto estratégico para Cabo Verde que visa reforçar a segurança interna através da expansão e actualização do sistema de videovigilância em sete cidades, quais sejam, Praia, Mindelo, Sal Rei, Santa Maria, Tarrafal, Assomada e Porto Novo.
O investimento inclui assistência técnica, fornecimento de equipamentos para os centros de vigilância e a formação de técnicos para operar e manter o sistema.
A governante sublinhou ainda que outros projectos estruturantes serão priorizados ao longo do ano no âmbito deste acordo, incluindo a modernização de infra-estruturas administrativas, como o Instituto Diplomático de Cabo Verde.
Na mesma linha de intervenção, os dois países irão discutir iniciativas nas áreas da educação e saúde, visando acelerar o desenvolvimento sustentável do arquipélago.
Myrian Vieira elogiou a contribuição contínua da China para o desenvolvimento de Cabo Verde ao longo desses 49 anos de cooperação bilateral, realçando a importância da parceria estratégica em sectores estratégicos de desenvolvimento do país como educação, saúde, agricultura, tecnologias de informação e energias renováveis.
A governante concluiu reforçando a necessidade de acções inteligentes tanto na cooperação bilateral quanto multilateral, com o objectivo de enfrentar os desafios globais e impulsionar o progresso de Cabo Verde e do continente africano, em alinhamento com o plano de ação China-África 2025-2027.
Por seu turno, o encarregado de Negócios da Embaixada da China em Cabo Verde, que destacou a parceria estratégica entre os dois países, disse que o seu país assumiu o compromisso de financiar projectos em áreas prioritárias como energias renováveis, economia azul e digital, turismo e infra-estruturas sociais.
Shi Leike recordou que Cabo Verde é amplamente reconhecido pela boa governação e pela amizade histórica com a China, relações essas, que foram elevadas ao nível de parceria estratégica e consolidada com um novo pacote de financiamento durante a visita do primeiro-ministro cabo-verdiano à China em 2024.
Entre os projectos em curso, destacou a construção da maternidade e pediatria do Hospital Baptista Sousa, em Mindelo, que está na fase final, e a análise técnica para a construção de três escolas primárias, uma em Santiago e duas na ilha do Fogo.
Além disso, Shi Leike apontou a continuidade da assistência técnica ao Palácio da Presidência e reforçou o empenho em colaborar com Cabo Verde para implementar novos projectos estruturantes, destinados a responder às necessidades do país e alcançar os seus objetivos prioritários.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar