Cidade da Praia, 15 Jan (Inforpress) – A Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU Católica) e o Projecto da Celebração dos Quinhentos Anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde (C500) realizam, nesta quinta-feira, uma conferência internacional sobre migrações, abordando desafios e implicações globais.
Aberto ao público, o evento a ter lugar no auditório da Escola Universitária Católica de Cabo Verde, na Prainha, cidade da Praia, abordará três temas centrais: as causas, consequências e tendências do fenômeno migratório, com foco especial em Cabo Verde, enquanto país de emigração e imigração.
De acordo com uma nota da EU Católica, o ponto alto será a conferência “Migrações nos dias de hoje: Desafios dos direitos humanos, humanidade e espiritualidade”, tema que será abordado pelo monsenhor Fernando García Cadiñanos, bispo e presidente da Subcomissão Episcopal para Migrações e Mobilidade Humana da Conferência Episcopal da Espanha.
A sua intervenção, segundo a mesma fonte, traz uma visão sobre os desafios contemporâneos das migrações, com foco particular na dignidade humana, nos direitos dos migrantes e na importância da espiritualidade no processo de integração.
“O monsenhor Cadiñanos é reconhecido por sua actuação em defesa dos direitos dos migrantes em diversas instâncias internacionais, e sua experiência enriquecerá o debate sobre as implicações sociais, culturais e religiosas das migrações na contemporaneidade”, destacou.
A anteceder a sua intervenção, o sociólogo César Monteiro apresentará o tema “A emigração cabo-verdiana pelo mundo: Causas, consequências, percursos até os dias de hoje e principais tendências”, enquanto a professora Gertrudes Silva Oliveira abordará “Imigração em Cabo Verde: Evolução do perfil sociodemográfico e do processo de integração na sociedade”.
Neste sentido, espera-se que este evento contribua para um debate sobre um dos maiores fenómenos globais da actualidade, permitindo uma análise aprofundada das questões migratórias e suas repercussões nas sociedades contemporâneas.
De referir que no quadro do projecto C500, encontra-se em Cabo Verde de hoje a 20 deste mês, uma delegação da Diocese de Mondoñedo-Ferrol, liderada por Dom Fernando García Cadiñanos, para um intercâmbio sociocultural.
O intercâmbio, de acordo com a programação, integra um denso programa de actividades, cujos pontos altos consistem na participação na festa de Santo Amaro Abade, hoje, no Tarrafal de Santiago, na conferência sobre migrações, para além de visitas de cortesia ao Presidente da República e a alguns membros do Governo e instituições.
ET/CP
Inforpress/Fim
Partilhar