São Vicente: Pescadores beneficiados com cédulas vislumbram mais oportunidades com documento e curso recebido

Inicio | Economia
São Vicente: Pescadores beneficiados com cédulas vislumbram mais oportunidades com documento e curso recebido
31/10/24 - 07:34 pm

Mindelo, 31 Out (Inforpress) – Os pescadores que receberam hoje, no Mindelo, cédulas para o exercício da profissão e frequentaram o curso de iniciação para pescador garantiram que o processo lhes trará mais oportunidades na profissão e na vida.

A entrega das cédulas foi o culminar de um processo de capacitação técnica e de desenvolvimento pessoal para 27 pescadores, sendo duas mulheres e 25 homens das comunidades do Mindelo, Calhau e São Pedro, organizado pela Associação de Peixeiras do Mindelo (APM).

Cláudio Dias foi um dos beneficiados e afirmou à imprensa que a formação foi “muito importante” porque muitos deles não tinham condições, neste momento, de obter o documento.

Agora, assegurou, estão mais confiantes para avançar para o mercado de trabalho e com esperança de mudar as suas condições de vida.

A pescadora Christy Andrade também admitiu que o curso fez “muita diferença” devido às informações passadas e a troca de experiência.

“Acho que isto vai nos abrir outras portas, outras oportunidades para podermos nos firmar no nosso trabalho”, considerou a jovem, que destaca ainda a importância da cédula para outras oportunidades futuras.

O técnico da APM, Rosendo Oliveira, acredita que a atribuição desta documentação é uma “mais-valia”, já que do grupo somente um pescador tinha, e agora servirá, tanto para conseguirem um emprego mais digno, mas também para identificação.

“Desta forma podemos saber quantos pescadores existem em Cabo Verde e qual o impacto do sector para a economia”, sublinhou.

Conforme a mesma fonte, durante a formação os participantes abordaram temas como técnicas básicas de natação e remo, condução de pequenas embarcações de boca aberta, noções básicas de primeiros socorros e de actividades da pesca e legislação aplicada.

Em paralelo, acrescentou, abordaram temas de desenvolvimento pessoal, paternidade responsável e masculinidade positiva.

Esta iniciativa faz parte do projecto "Promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens no litoral de São Vicente- Amdjer d´Txeu Luta" (Mulher de muita luta).

Este é implementado pela Associação de Peixeiras do Mindelo (APM) e as Organizações Não Governamentais (ONG) Paz e Desenvolvimento, e, Coopera, e financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

 

LN/JMV

 

Inforpress/Fim

Partilhar