Porto Novo, 12 Jan (Inforpress) – A operacionalização do novo centro de expurgo representa uma das principais aspirações dos produtores agrícolas do município do Porto Novo, que acreditam que esta infra-estrutura abrirá “boas perspectivas” para a exportação dos produtores agrícolas.
Alguns produtores agrícolas, abordados pela Inforpress, dizem acreditar que o novo centro de expurgo, que está a ser edificado no porto do Porto Novo, vai melhorar as condições em termos de exploração dos excedentes para os mercados turísticos nacionais, sendo um dos propósitos a resolução do embargo imposto aos produtos agrícolas de Santo Antão por causa da praga dos mil pés.
O facto de se situar nas instalações portuárias vai facilitar a vida dos produtores agrícolas, que almejam aumentar o escoamento dos produtos ao longo deste ano de 2025.
Consignadas em finais de Novembro de 2023, o novo centro de inspecção e embalagem dos produtos agrícolas de Santo Antão representa um investimento de 80 mil contos.
O novo centro de expurgo de Santo Antão insere-se no âmbito do plano de investimentos da Enapor – Portos de Cabo Verde “para os próximos anos” e faz parte de um pacote de “projectos estruturantes” que estão a ser edificados nos portos de Cabo Verde, segundo esta empresa.
O novo centro de expurgo trará, no entender dos agricultores, “muitas vantagens”, desde logo o facto de se situar no “ponto de saída” desta ilha.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar