São Vicente: OMCV congratula-se por dar formações a mais de 200 pessoas em várias áreas - delegada

Inicio | Economia
São Vicente: OMCV congratula-se por dar formações a mais de 200 pessoas em várias áreas - delegada
19/12/24 - 08:48 pm

Mindelo, 19 Dez (Inforpress) - A delegada da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), em São Vicente, regozijou-se hoje pelo facto de a organização ter conseguido contemplar mais de duas centenas de pessoas com formações em diversas áreas neste ano de 2024.

Fátima Balbina falava à Inforpress durante o encerramento da formação em massoterapia e relaxamento dirigida pela massoterapeuta suíça, Camille Flora, e que contemplou 10 formandos. 

“Nós estamos felizes por chegar ao fim do ano e conseguir ter mais de duas centenas de jovens formados aqui na OMCV. Ainda vamos entregar mais certificados antes do ano terminar. Mas, durante este ano, administramos várias formações, das quais duas de corte de costura, duas de cozinha, restauração, mesa e bar, duas de pastelaria e panificação, formações em gestão e equipamento informático e informática básica, de bijutaria e reciclagem”, destacou.

A delegada sublinhou ainda que   realizaram outras formações de curta duração, tais como autoestima, motivação pessoal, género, empreendedorismo, gestão de pequenos negócios.

Segundo Fátima Balbina, alguns dos jovens que receberam formação na OMCV já estão a trabalhar e outros estão em estágio. 

No entanto, informou que a OMCV “tem sido alvo de muita procura” por parte das instituições hoteleiras de São Vicente a solicitar pessoas formadas para estágio profissional e para emprego.

“Todos os dias estamos aqui numa correria a ver quem está disponível para o emprego, entretanto muitos preferem trabalhar por conta própria, outros já trabalham em infraestruturas antes de vir para aqui, mas estamos felizes realmente por chegar ao fim do ano e termos mais de duas centenas de jovens, de ambos os sexos, e também adultos formados na OMCV”, reafirmou.

Apesar de dizer que se trata de trabalho é gratificante por ajudar pessoas na sua qualificação, Fátima Balbina também destacou que a OMCV tem feito um “esforço enorme” para custear toda a logística da formação e conseguir encontrar algum parceiro que financie apenas os honorários dos formadores.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar