Porto Novo, 15 Dez (Inforpress) – A autarquia porto-novense realçou hoje a importância do museu das romarias na salvaguarda das festas de São João no município do Porto Novo, exortando o Governo a implementar este projecto, já com dez anos de existência.
O vereador da cultura da câmara do Porto Novo, Nilson Santos, que dirigiu este pelouro nos últimos oito anos, considerou que não há razões para se continuar a adiar o projecto, que já tem garantia de financiamento junto do Fundo do Turismo.
“O projecto existe, o financiamento está garantido no âmbito do Fundo do Turismo e há que passar de papel à prática para dar Santo Antão essa infra-estrutura de salvaguarda das festas de romaria”, notou Nilson Santos, que aproveitou a recente estada do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas para reclamar a implementação do projecto.
Para Nilson Santos, existem todas as condições para se levar adiante o projecto que dará “uma outra dimensão” às festas de São João, património cultural imaterial nacional deste 2017.
O projecto de construção do museu das romarias, iniciado em 2014, está suspenso há oito anos por alegada falta de financiamento.
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas reafirmou, sexta-feira, durante uma visita a Porto Novo, a decisão do seu ministério em concluir as obras em 2025, assegurando que o Instituto do Património Cultural está ciente da importância do museu das romarias para as festas de São João.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar