Portugal: Faculdade de Direito atribui medalha e diploma de reconhecimento a UECL como acto de justiça

Inicio | Cooperação
Portugal: Faculdade de Direito atribui medalha e diploma de reconhecimento a UECL como acto de justiça
13/12/24 - 07:45 pm

Lisboa, 13 Dez (Inforpress) – A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa atribuiu hoje a medalha e diploma de reconhecimento da instituição à União dos Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa (UECL) como um acto de justiça pelo trabalho que a associação tem desenvolvido.

A cerimónia da condecoração aconteceu nas instalações da Faculdade de Direito, e para o director da Faculdade de Direito, Eduardo Vera-Cruz Pinto, as duas organizações têm uma relação muito antiga, através das várias direções, algo que tem sido “cada vez mais intenso”, sublinhando a colaboração da UECL na integração dos estudantes cabo-verdianos que cá chegam.

“A entrega da medalha e do diploma de reconhecimento é um acto de justiça com esta associação. Além do mais, reconhece o passado e cria coisas para o futuro, nomeadamente a constituição de momentos culturais, de preparação política, de conversa, e, portanto, é trazer um pouco também a cultura cabo-verdiana e o mundo cabo-verdiano para dentro da Faculdade de Direito de Lisboa, e continuar a fazer essa ligação que existe entre Cabo Verde e Portugal”, disse em declarações à Inforpress.

De acordo com Eduardo Vera-Cruz Pinto, desde a sua origem que a Faculdade de Direito está ligado a Cabo Verde, já formou muitos cabo-verdianos, há professores que dão aulas cá, como por exemplo o antigo-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e “esse reconhecimento é mais uma etapa de uma relação antiga que vai ter muitas outras etapas pelo caminho”.

“É muito importante que os estudantes de Cabo Verde tenham esta vontade de se organizarem, de participarem em actividades cívicas, culturais, associativas, e é isso também que a faculdade reconhece hoje com a entrega do diploma e da medalha”, frisou o director da Faculdade de Direito, Eduardo Vera-Cruz Pinto.

Para o presidente da UECL, Edson da Veiga, a condecoração traz um sentimento de honra e gratidão, porque é um sinal de reconhecimento por todo o trajecto que a comunidade cabo-verdiana tem feito na Faculdade de Direito e também em Portugal ao longo dos anos.

“A Faculdade de Direito é o local onde se formaram vários dos nossos quadros e que têm contribuído para o sucesso e o desenvolvimento de Cabo Verde, a partir dos quadros que são formados aqui e depois vão para Cabo Verde contribuir para a construção e desenvolvimento do nosso país. E depois, nós como associação, principalmente sendo estudantes, com desafios no mundo associativo, receber um reconhecimento é um sinal de que nos dá força, mas também aumenta a nossa responsabilidade perante a nossa comunidade”, considerou.

No entender de Edson da Veiga, a questão da integração é essencial para o sucesso que os estudantes querem, por isso, “esse reconhecimento é um sinal pelo bom trabalho e é uma forma de reforçar e também passar a retórica para os próximos dirigentes associativos da associação de continuarem nesse caminho”.

Por sua vez, a ministra Plenipotenciária de Cabo Verde Fernanda Fernandes, em representação do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, mostrou-se orgulhosa pelo facto dos estudantes cabo-verdianos estarem a receber e merecem esse reconhecimento da Faculdade de Direito.

“A embaixada também tem tido parceria com UECL (…). Esta casa tem recebido os estudantes cabo-verdianos ao longo de muitos anos, o que nos honra muito. No geral, Portugal tem sido um país de relações de amizades e de cooperação muitos fortes, porque uma boa percentagem de quadros cabo-verdianos se formaram nesse país”, sublinhou.

De acordo com Fernanda Fernandes, só este ano, no quadro do regime especial chegaram a Portugal mais de 400 estudantes cabo-verdianos a Portugal e para o país como Cabo Verde que não tem recursos naturais, tem pessoas com capacidades, ambição e sentido de justiça e de igualdade “muito apurado”.

A União de Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa foi criada em 1997 e formalizada a 22 de Outubro de 1998.

DR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar