Mindelo, 13 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Vicente passa agora a contar com vários equipamentos hospitalares doados pela associação de cabo-verdianos residentes em Luxemburgo, Black Boys, que vai permitir fazer face a “muitos pedidos” de pessoas vulneráveis.
Quem o diz é o presidente substituto, Rodrigo Martins, que representou a autarquia no acto simbólico da entrega do donativo realizado na tarde de hoje, no Lar de Idosos de Ribeira Bote.
Segundo a mesma fonte, os materiais, na maioria hospitalares como cadeiras de roda, andarilhos, cadeiras de banho e sanitários dobráveis, serão agora colocados na Loja Social da câmara municipal para pessoas e ainda instituições que precisarem.
Rodrigo Martins asseverou que são parcerias como essa e outras mantidas com associações e entidades no estrangeiro, que têm possibilitado à edilidade fazer face a “muitos pedidos” de pessoas idosas, doentes e vulneráveis e ajudar na melhoria da qualidade de vida destas pessoas.
Por isso, o autarca exortou outras associações a seguirem o exemplo e apoiarem nestas questões sociais porque a câmara municipal responde aos pedidos mediante o Cadastro Social, que facilita na identificação das famílias que realmente precisam dos equipamentos.
Por outro lado, mantém contacto com outras instituições, por exemplo o Hospital Baptista de Sousa, que podem auxiliar a identificar os mais necessitados.
O representante em São Vicente da associação Black Boys, Edmar Oliveira, explicou que a oferta dos cabo-verdianos residentes em Luxemburgo compõe-se de um contentor de 40 pés, dividido entre São Vicente e Santo Antão.
“Acredito que está entregue em boas mãos, no Serviço Social da câmara municipal para ter uma boa finalidade”, sublinhou a mesma fonte.
Edmar Oliveira assegurou que a associação está disposta a continuar a ajudar e enviar equipamentos para outras ilhas, depois de entregas, não somente em São Vicente, mas também na Cidade da Praia, Sal, Fogo e Maio.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar