Augusto Veiga cogita possibilidade de realizar mais uma URDI na ilha do Sal

Inicio | Cultura
Augusto Veiga cogita possibilidade de realizar mais uma URDI na ilha do Sal
13/12/24 - 03:00 am

Mindelo, 13 Dez (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, disse, no Mindelo, que está a estudar a possibilidade de realizar mais uma Feira de Artesanato e Design (URDI) na ilha do Sal.

O governante deixou essa possibilidade aos artesãos com quem se reuniu na tarde de quinta-feira, 12, no Mindelo, para discutir alguns constrangimentos enfrentados pela classe.

O governante, que disse ser um defensor da descentralização, assegurou já ter pedido um orçamento ao director do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) por forma a efectivar a ideia dentro de seis meses.

“Porque acho que o conceito de URDI é incrível. É uma forma de dar dignidade aos artesãos e opções para vender os seus produtos”, considerou Augusto Veiga, que garantiu ter dado os parabéns ao seu antecessor pela ideia.

O propósito dessa deslocação vai ser colocar o artesanato no Sal, uma das ilhas mais turísticas de Cabo Verde e com poder de compra.

Mas, o ministro da Cultura não descarta a hipótese da feira ser realizada em outras ilhas, embora a base se mantenha em São Vicente.

Como outra novidade, confirmou que o ministério pretende colocar em funcionamento, a partir de 2025, um programa denominado “Eficiência” para financiar projectos de pessoas portadoras de deficiência.

Também como outros projectos futuros, Augusto Veiga assegurou que está a trabalhar para efectivar a internacionalização do artesanato nacional, e que irá colocar toda a sua experiência no ramo da música para alcançar tal objectivo.

O governante ainda informou aos artesãos presentes no encontro, no Centro Cultural do Mindelo, que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas pretende lançar “vários editais” em Janeiro de 2025, logo após o encontro do ministério agendado para os dias 23 e 24 deste mês.

A agenda do ministro da Cultura, em São Vicente, fez-se na quinta-feira, 12, também de um encontro com agentes do Carnaval e ainda de uma assinatura do protocolo com a empresa de entretenimento Staff Promo para incentivo financeiro ao projecto "Masterclass de produção de eventos.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar