Pedro Lopes defende que apostar em startups nacionais é fundamental para transformar o país

Inicio | Economia
Pedro Lopes defende que apostar em startups nacionais é fundamental para transformar o país
12/12/24 - 08:19 pm

Cidade da Praia, 12 (Inforpress) – O secretário de Estado para a Economia Digital, Pedro Lopes, disse hoje que apostar em startups nacionais é “fundamental” para transformar o país, e garantiu o apoio do Governo no incentivo dos jovens empreendedores.

Pedro Lopes falava no encerramento da 5ª edição do programa Bolsa Cabo Verde Digital, que aconteceu no Parque Tecnológico de Cabo Verde, na cidade da Praia, onde dez startups apresentaram soluções inovadoras, visando atrair parcerias estratégicas e investimentos.

“Em Cabo Verde não temos Business Angels, faltam-nos também fundos de capital de risco privados, e na falta de investidores privados, cabe ao Estado criar estas oportunidades e apostar em startups nacionais", realçou.

"Numa fase inicial, eles têm esta oportunidade de transformar a sua ideia em negócio. São estas soluções que vão transformar também o país”, afirmou.

O governante garantiu que o Governo vai continuar a apostar e a dar força à nova geração de empreendedores cabo-verdianos que utilizam a tecnologia para transformar Cabo Verde.

O governante fez saber que esta edição teve a participação de muitas meninas e mulheres, ultrapassando 40%, avançando que a ideia é ter "mais participação" dos mesmos no programa da Cabo Verde Digital.

“Vamos continuar a sensibilizar mais meninas e mulheres na tecnologia porque não existe esta ideia de que a tecnologia é só para rapazes. A tecnologia é para todos os cabo-verdianos e é uma oportunidade óptima para as meninas”, reforçou.

Por seu lado, Simone Delgado, uma das jovens que participou neste programa, informou que criou uma plataforma digital de infoprodutos que vai conectar com os infoprodutores, incluindo cursos online, e-books, templates, com os clientes.

Explicou que o motivo que o levou a participar neste programa é porque estava à procura de novas oportunidades e quando viu o anúncio da Bolsa Cabo Verde Digital inscreveu-se.

"Trata-se de um projecto que facilita e motiva os jovens a estar mais capacitada  em diversas áreas, não só na criação dos seus negócio, mas também em áreas adjacentes que contribuem para o desenvolvimento dos seus negócios", elucidou.

Na mesma linha, uma outra jovem, Patrícia Correia, que também participou neste programa e está entre as 10 startups finalistas, disse que participou neste programa com a criação de uma plataforma que permite aos utilizadores fazerem a compra dos seus medicamentos "online" e segura, denominada " Net Farma".

Nesta plataforma avançou que está na fase do seu desenvolvimento e que vai estar concluída até o mês de Fevereiro.

"É uma plataforma importante para as pessoas, sobretudo para doentes e àquelas que não tem condições de se deslocarem a uma farmácia e podem comprar remédios online e depois é levado em casa", disse.

“A minha expectativa com esta plataforma é alta, porque é uma plataforma que Cabo Verde necessita", assegurou.

Nesta 5ª edição do programa Bolsa Cabo Verde Digital participaram cerca de 50 jovens, fundadores de 25 startups de base tecnológica, onde receberam sessões de formação, mentoria, capacitação empresarial e apoio técnico.

O evento foi promovido pela Bolsa Cabo Verde Digital, que é um programa de pré-incubação de startups tecnológicas, operacionalizado pela Pró-Empresa, através da Cabo Verde Digital. 

DG/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar