Praia: Utentes da Casa do Abrigo recebem refeição quente e kits de lanche dos colaboradores do Banco Interatlântico

Inicio | Sociedade
Praia: Utentes da Casa do Abrigo recebem refeição quente e kits de lanche dos colaboradores do Banco Interatlântico
05/12/24 - 11:49 pm

Cidade da Praia, 05 Dez ( Inforpress) - Os utentes do projecto Anjos da Noite e da Casa do Abrigo Municipal da Câmara Municipal da Praia (CMP)  receberam  hoje uma refeição quente (sopa) e kits de lanche dos  colaboradores do Banco Interatlântico(BI) de Cabo Verde.

A iniciativa enquadra-se nas actividades comemorativas do Dia Internacional Voluntariado, que se celebra hoje [05 de Dezembro], na qual este ano se associa à CMP esta instituição bancária, no âmbito da sua política de responsabilidade social.

Em declarações à Inforpress, antes da saída ao terreno para a distribuição da sopa, a responsável de área de sustentabilidade do BI, Márcia Paulus, esclareceu que esta iniciativa se enquadra dentro da política de voluntariado da corporativo.

"Criamos um grupo de voluntariado interno e conhecendo este projecto [Anjos da Noite] ficamos muito interessados no que tem vindo a fazer. Por isso, entendemos por bem unirmos à essa iniciativa", contou a responsável, precisando que os kits de lanche contêm sandes, bolas e sumos.

Entretanto, avançou que a instituição bancária tem feito acções semelhantes, através de donativos mensais às Aldeias SOS, à Associação Black Panthers, às escolas, bem com a algumas crianças no início do ano escolar e às iniciativas culturais.

"Estamos a tentar perceber o que podemos fazer, quais são as necessidades das comunidades e a que níveis em que podemos ajudar não só as pessoas mas também a nível marítimo e ambiental", perspectivou a responsável, apontando para a criação de um plano adefinir as acções a serem feitas em 2025.

Por sua vez, a direcora de Gestão de Reabilitação Psicossocial e Reinserção Social, Suely Carvalho, disse que se trata de um trabalho de proximidade realizado todos os anos através acções  de voluntariado das instituições e pessoas particulares.

"O voluntariado é muitas vezes visto como caridade, mas o nosso objectivo não é isto. O objectivo é que doem o seu tempo, o seu lado intelectual, assim como a capacidade de fazer como que as pessoas tenham a mudança no seu estilo de vida", observou Suely Carvalho, considerando que o mais gratificante é proporcionar o diferencial na vida das pessoas.

Por isso, enalteceu o engajamento de algumas instituições na promoção do voluntariado no município da Praia e destacou o trabalho desenvolvido nesse quesito pela Cruz Vermelha.

“Na Cidade da Praia contamos com iniciativas da parte da Igreja, a nível espiritual, e algumas ONG'", mencionou a responsável. 

Acrescentou ainda que a CMP conta com um gabinete específico de voluntariado, considerando, por isso, que o município está " muito bem servido".

"Claro que quanto mais é melhor e com qualidade " ressalvou.

A Casa de Abrigo Municipal conta com o apoio e parceria da CCAD, Delegacia de Saúde da Praia, Serviços de Psiquiatria, Fundação Dona Ana, PD Consulting, entre outros parceiros.

Trata-se de uma instituição de acolhimento ambulatória para os moradores de rua para assegurar assistência alimentar e de higiene, acesso aos serviços de saúde, através da assistência clínica, psiquiátrica e psicossocial, bem como a bens e serviços de proteção social.

Instituído em 2017, para assegurar uma refeição quente aos sem-abrigo, o projecto de cariz social “Anjos da Noite” ramificou-se em 2019 em “Casa Abrigo Municipal ” e hoje acolhe, mensalmente, uma média dos 30/45 toxicodependentes sem-teto, focados na reintegração. 

OM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar