Portugal: Carlos Santa Rita Vieira deu hoje à estampa o livro de poemas “Olhares”

Inicio | Cultura
Portugal: Carlos Santa Rita Vieira deu hoje à estampa o livro de poemas “Olhares”
05/12/24 - 07:45 pm

Lisboa, 05 Dez (Inforpress) – O livro de poemas “Olhares”, da autoria de Carlos Santa Rita Vieira, foi hoje apresentado, em Lisboa, no evento que teve lugar no auditório da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Com a chancela da Rosa de Porcelana Editora, a sessão de apresentação foi conduzida por Maria Cunha Bárrio Vieira e contou com a intervenção de Filomena Vicente, Maria Cristina Matos e Nivia Benrós Lima, que leram alguns poemas do autor.

“Não posso deixar de assinalar o equilíbrio perfeito entre a forma e o conteúdo, invariavelmente, presentes, através do sentido estético da escolha das palavras, das metáforas e noutras figuras que enobrecem o texto e confere ao poeta o cunho pessoal do seu estilo”, disse a apresentadora.

Para Maria Cunha Bárrio Vieira, a apresentação dos poemas, agrupados em dez capítulos, permitiu-lhe focar a atenção de forma organizada dos assuntos versáteis, sem perder de vista o que os unifica.

Em “Olhares”, Carlos Santa Rita Vieira explorou as histórias e sentimentos que permeiam o que observa ao seu redor, complementando as narrativas que marcaram sua estreia literária com o livro “Momentos e Outras Histórias”, publicado em 2022.

Carlos Santa Rita Vieira nasceu na ilha do Sal, estudou nas cidades do Mindelo e da Praia antes de se mudar para Lisboa em 1964, onde se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1970.

Actuou como assistente de Cirurgia nas Faculdades de Medicina e de Ciências Médicas de Lisboa e trabalhou em hospitais como Santa Maria e Pulido Valente, tendo entre 1986 e 2017, desempenhado funções no Hospital de Vila Franca de Xira e no Hospital de Torres Vedras, onde foi director do Serviço de Cirurgia até se aposentar.

Além de “Olhares” e “Momentos e outras Histórias”, é autor de “Nos Confins da Mente”, todos publicados pela Rosa de Porcelana Editora.

O evento teve também um momento musical a cargo de Ana Azevedo, Armando Tito, Humberto Évora e João Mota.

DR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar