Presidenciais2026: Loisito de Sousa defende habitação digna, saúde de qualidade e mais oportunidades para os jovens

Inicio | Política
Presidenciais2026: Loisito de Sousa defende habitação digna, saúde de qualidade e mais oportunidades para os jovens
29/10/26 - 05:27 pm

Tarrafal, 29 Out (Inforpress) – O candidato presidencial Loisito Tavares de Sousa iniciou hoje a campanha no Tarrafal, com acções porta-a-porta em Monte Iria, zona que o viu nascer, defendendo uma campanha cívica, de proximidade e centrada nas preocupações dos cabo-verdianos.

O candidato começou por pedir a bênção da mãe, dos familiares e vizinhos, e apelou aos cabo-verdianos para acompanharem a sua candidatura e manifestarem o seu apoio, prometendo uma abordagem assente na esperança, inovação e responsabilidade.

“Falamos com as pessoas no dia-a-dia, ouvimos as suas preocupações e inquietações e tentamos transformá-las em propostas para levar aos órgãos de poder competentes”, afirmou o candidato.

Entre os principais desafios do país, apontou a necessidade de garantir habitação digna e cuidados de saúde de qualidade, defendendo que as políticas públicas devem responder às necessidades básicas da população.

O candidato considerou igualmente necessário aproximar os cidadãos dos centros de decisão, para que as suas preocupações sejam devidamente consideradas no debate e na definição das soluções para os problemas do país.

Ao destacar o seu perfil jovem, afirmou que a sua geração conhece os desafios enfrentados pelos jovens e advogou a criação de oportunidades concretas para melhorar as suas condições de vida.

Segundo o candidato, os jovens precisam de mais do que palavras, sendo necessário criar condições para poderem permanecer em Cabo Verde, concretizar os seus projectos e realizar as suas aspirações.

Loisito de Sousa avançou que pretende conduzir uma campanha “cívica, altruísta e pedagógica”, com propostas claras e concretas, alinhadas com a realidade cabo-verdiana e os desafios actuais do país.

A candidatura defende uma maior proximidade com os cidadãos e uma atuação orientada para a identificação das preocupações da população e o encaminhamento das questões aos órgãos competentes.

No final do dia o candidato vai estar em contacto com o eleitorado da localidade de Chão Bom.

Concorrem ao cargo de Presidente da República, para além de José Maria Neves, que busca a renovação do mandato, Antero Tavares, Casimiro de Pina, Gilson Alves, Joana Rosa e Loisito Tavares de Sousa.

Os seis candidatos disputam a preferência dos eleitores nas eleições marcadas para 15 de Novembro, um momento de exercício da democracia e de escolha do chefe de Estado para os próximos cinco anos.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar