Lisboa, 29 Out (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, visitou o Porto de Sines, em Portugal, onde se inteirou do seu funcionamento e considerou que é um exemplo para reflectir sobre o processo de subconcessão dos portos em Cabo Verde.
Jorge Santos esteve esta segunda-feira, 28, no maior porto e o único de águas profundas em Portugal, onde ficou a saber que o Porto de Sines tem um conjunto de terminais de até 28 metros de profundidade.
De acordo com um comunicado de imprensa, Jorge Santos considerou que o Porto de Sines é um “bom exemplo para Cabo Verde reflectir no processo de subconcessão dos portos nacionais”.
O governante que teve também um encontro com administração do Porto de Sines, ficou a saber que o Porto de Sines desempenha um “papel determinante na marca internacional dos portos portugueses”.
O ministro do Mar teve também a oportunidade de ser informado das operações do porto, que são 24 horas por dia, durante todo o ano e com capacidade para receber os maiores navios do mundo.
O Porto de Sines dispõe de terminais de gás natural, contentores, recreio, pesca, petroquímico e granéis líquidos, sendo que cinco dos seus terminais estão concessionados ao sector privado.
O ministro do Mar esteve acompanhado de uma delegação da ENAPOR e do director Nacional de Políticas do Mar.
DR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar