Cidade da Praia acolhe Semana da Morna 2024 património da Humanidade

Inicio | Cultura
Cidade da Praia acolhe Semana da Morna 2024 património da Humanidade
04/12/24 - 06:59 pm

Cidade da Praia, 04 Dez (Inforpress) - A cidade da Praia vai acolher a Semana da Morna com um conjunto de actividades a terem lugar nos dias 5, 9 e 11 de Dezembro.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura, através do Instituto do Património Cultural (IPC), no quadro do Dia Nacional da Morna, marcando os cinco anos da Morna como Património Mundial da Humanidade.

De acordo com um comunicado de imprensa, durante a semana acontece uma série de actividades culturais dedicadas a este “tesouro da música e identidade cabo-verdiana”.

Entre as actividades constam rodas de conversa, workshops e momentos especiais para reflectir sobre a importância da Morna na história de Cabo Verde e do mundo.

Assim, no dia 05 de Dezembro, a partir das 10:40, na Escola Amor de Deus, acontece uma conversa aberta denominada “A morna e a vivência dos artistas”, tendo como convidado a cantora Ineida Moniz e Humberto Lima como moderador.

No dia 09, o Palácio de Cultura Ildo Lobo vai acolher o workshop Salva da Morna como Património Mundial da Humanidade, das 16:00 às 19:00.

E no dia 11 de Dezembro, vai ter serenatas de aniversário da classificação da Morna como Património Mundial da Humanidade com o grupo vulcão de Fogo a partir das 10:00, no Aeroporto,  Palácio do Governo, Palácio da Presidência, Assembleia Nacional, Rua Pedonal e Mercado.

A morna foi proclamada Património Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no dia 11 de Dezembro de 2019, na cidade de Bogotá, na Colômbia.

A candidatura foi entregue à UNESCO pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, em 26 de março de 2018.

A morna é um género musical tradicional de Cabo Verde que surgiu no século XVIII. Conquistou o mundo com a diáspora e na voz de vários artistas, entre eles Cesária Évora.

 TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar