Sida: Governo compromete-se a consolidar os avanços para erradicar a doença no país

Inicio | Sociedade
Sida: Governo compromete-se a consolidar os avanços para erradicar a doença no país
04/12/24 - 02:48 pm

Cidade da Praia, 04 Dez (Inforpress) –  A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, refirmou hoje, na cidade da Praia, o compromisso do Governo de consolidar os avanços alcançados por Cabo Verde na eliminação do VIH no horizonte 2030.

Em declarações à imprensa, após presidir o acto central do Dia Mundial da Luta contra a Sida, a ministra afirmou que o compromisso é, antes de mais, continuar a trabalhar para que haja cada vez mais respeito pelos direitos fundamentais das pessoas.

“Continuaremos a trabalhar no sentido da prevenção, educação, consciencialização, também em termos de diagnóstico precoce, e de acesso aos cuidados. Também vamos trabalhar para conseguir de facto a certificação em termos da transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho”, prometeu.

Segundo afirmou, o Governo tem evoluído “muito bem” em termos dos desafios relacionados ao VIH-Sida e acredita que com a colaboração dos parceiros, da sociedade civil, do comportamento de cada um, Cabo Verde estará a vencer mais este desafio.

Filomena Gonçalves aproveitou a ocasião para realçar a resiliência das pessoas que vivem com VIH-Sida, assim como o papel dos parceiros e dos profissionais de saúde que, reconheceu, muito tem feito para que o país possa travar o VIH-Sida.

Relativamente aos dados apresentados hoje pelo Comité de Coordenação do Combate à Sida (CCS-SIDA) que referenciam a alta prevalência da doença em pessoas que consomem álcool e outras drogas, considerou que todos devem contribuir para uma efectiva implementação da lei do álcool.

“O inquérito nos ajuda a calibrar as medidas que estão a ser implementadas, mas também nos ajuda a tomar outras medidas para podermos acelerar o impacto. Portanto, a lei do álcool ou a lei do VIH são fundamentais para que também as pessoas tenham a consciência do quadro jurídico existente”, finalizou.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar