Negro Manuel será o primeiro santo de Cabo Verde - Diocese de Santiago

Inicio | Sociedade
Negro Manuel será o primeiro santo de Cabo Verde - Diocese de Santiago
04/12/24 - 11:15 am

Cidade da Praia, 04 Dez (Inforpress) - O processo de canonização de Manuel Costa de Los Ríos, conhecido como “Negro Manuel” ou “Escravo Manuel”, entra na fase romana, para se tornar no primeiro santo de Cabo Verde, revelou terça-feira a Diocese de Santiago de Cabo Verde.

De acordo com a mesma fonte, o material já foi entregue ao Dicastério para as Causas dos Santos, sublinhando que “este marco pode levar Cabo Verde a ter o seu primeiro santo, numa história que liga o país à Argentina através da devoção à Virgem de Luján, padroeira daquele país sul-americano”.

Manuel de Los Ríos, que pertenceu à Diocese de Santiago, foi batizado em Cabo Verde antes de ser vendido como escravo.

“O Arcebispo de Mercedes-Luján, Dom Jorge Scheinig, entregou no dia 27 de Novembro de 2024 o compêndio documental do processo ao Dicastério para as Causas dos Santos, dando início à fase romana”, refere uma publicação da Diocese de Santiago.

Este documento, ainda de acordo com a fonte, contém testemunhos de fé e detalhes sobre a vida do Negro Manuel, com vista à sua beatificação e, futuramente, à canonização.

Dom Scheinig informou que, após a análise do material, será elaborado um relatório a ser apresentado ao Papa.

O padre António Ferreira destacou que já se discute a possibilidade de Negro Manuel ser reconhecido como padroeiro da diáspora cabo-verdiana, dada a sua história de fé e perseverança.

Para o efeito, “uma comissão foi formada para acompanhar este processo em colaboração com a Comissão Executiva para as Celebrações dos 500 anos da Diocese de Santiago e 30 anos da Diocese de Mindelo, programadas para 2033”.

“A conexão histórica entre Cabo Verde e a Argentina fortalece-se ainda mais com a preparação de uma peregrinação ao Santuário de Luján, onde o Negro Manuel serviu a Virgem”, lê-se na comunicação.

Este é um momento, visto pela Diocese como sendo de “grande importância para a Igreja cabo-verdiana, que acompanha com fé e esperança os passos do processo que pode elevar o Negro Manuel ao altar dos santos”.

SR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar