Cidade da Praia, 01 Dez(Inforpress)- A secretária executiva do Comité de Coordenação de Combate à SIDA (CCSSIDA), Celina Ferreira, anunciou hoje que a instituição pretende introduzir tratamento preventivo do HIV para homens que fazem sexo com homens em 2025.
Celina Ferreira fez este anuncio à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra Sida que se assinalado hoje, 01 de Dezembro, sob o lema “Proteger a saúde, proteger os direitos humanos: Sigamos o caminho dos direitos”, explicando que a decisão surge em resposta à vulnerabilidade significativa desse grupo.
A responsável lembrou que, de acordo com o estudo realizado em 2023, a prevalência deste vírus entre homens que fazem sexo com homens foi estimada em 9,5 porcento (%).
Na mesma linha, disse que cerca de 20 porcento (%) dos homens em Cabo Verde declararam praticar sexo com outros homens em troca de dinheiro, o que aumenta o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo o HIV.
Celina Ferreira destacou que, além das práticas sexuais desprotegidas, outros factores, como múltiplos parceiros sexuais e o consumo de álcool e drogas, contribuem para o aumento da vulnerabilidade
A secretária reforçou que o uso de preservativos, combinado com lubrificantes à base de água, é fundamental na prevenção do HIV, mas que apenas isso não basta.
“Por isso temos investido em estratégias como formação de educadores para trabalhar directamente com populações vulneráveis, adaptação de horários e abordagens às necessidades específicas das comunidades”, precisou.
Considerou que com o lançamento do tratamento preventivo em 2025, Cabo Verde dará um passo importante no combate à SIDA.
“Este tratamento preventivo será um complemento às estratégias já implementadas e visa reduzir ainda mais os índices de transmissão do vírus”, sublinhou.
Na ocasião, Celina Ferreira aproveitou para fazer um apelo à responsabilidade e ao autocuidado.
“A moderação no consumo de álcool e drogas, o uso consistente de métodos de proteção e a adoção de práticas saudáveis são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade”, afirmou.
O Dia Mundial de Luta Contra a SIDA é celebrado anualmente no dia 1 de Dezembro.
A data foi criada em 1988, por iniciativa de James Bunn e Thomas Netter, oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS)
Com o objectivo de conscientizar o mundo sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e a necessidade de prevenção e precaução contra o vírus do HIV.
CT/PC/JMV
Inforpress
Partilhar