
Cidade da Praia, 03 Jun (Inforpress) – Os estudantes da Universidade de Rhode Island (URI), nos Estados Unidos da América, destacaram hoje a hospitalidade do povo cabo-verdiano e defenderam uma maior participação da juventude na vida política e comunitária do país.
As declarações foram feitas à imprensa após um encontro com o Presidente da República, José Maria Neves, no âmbito do programa académico Earl N. Smith III Cabo Verde Study Abroad Program, que proporciona aos estudantes uma imersão cultural e académica em Cabo Verde.
A estudante cabo-verdiana Ailanie Baptista afirmou que a experiência tem sido marcante por lhe permitir reencontrar o país sob uma nova perspectiva.
“Como estudante que saiu de Cabo Verde para estudar nos Estados Unidos, voltar agora à minha terra neste contexto académico tem sido uma experiência completamente especial. Mudou a forma como vejo o meu país”, afirmou.
Segundo a jovem, as conversas desenvolvidas ao longo da visita permitiram abordar questões relacionadas com o turismo, a juventude e a participação política, temas que despertam interesse entre os estudantes.
Ailanie Baptista considerou ser necessário incentivar uma maior presença dos jovens nos processos democráticos e manifestou preocupação com a saída de muitos jovens do país.
“Tem de haver mais participação dos jovens. É importante que os jovens votem e estejam envolvidos. Também me preocupa ver muitos jovens a deixarem Cabo Verde, porque o país precisa deles para o seu desenvolvimento”, sublinhou.
Por seu turno, Payton Murphy, estudante norte-americano de ascendência cabo-verdiana, disse ter ficado impressionado com a forma como foi acolhido durante a estadia nas ilhas.
“Vi uma cultura muito bonita, pessoas unidas e um enorme amor ao próximo. Eu era um estranho quando cheguei a este país, mas senti-me acolhido por cada pessoa que conheci”, declarou.
O estudante considerou que um maior envolvimento dos jovens nas comunidades e na política poderá contribuir para o progresso do arquipélago.
“Este país pode prosperar ainda mais se os jovens forem mais activos nas suas comunidades, nos espaços políticos e no exercício do voto”, defendeu.
Ao falar da imagem que levará de Cabo Verde para os Estados Unidos, Payton Murphy destacou os valores de solidariedade e partilha observados durante a visita.
“O que vou levar comigo é o amor e a compaixão das pessoas. Aqui vi uma grande capacidade de partilha e de acolhimento dos outros. É algo que me marcou profundamente”, afirmou.
O grupo integra estudantes da Universidade de Rhode Island que participam no Earl N. Smith III Cabo Verde Study Abroad Program, iniciativa que promove o conhecimento da história, cultura e realidade social cabo-verdianas junto de jovens universitários.
CM/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar