Paul, 05 Jun (Inforpress) – O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Armindo Luz, defendeu hoje que a ilha reúne condições “únicas” para se afirmar como referência nacional e internacional em sustentabilidade.
Entretanto, Armindo Luz advertiu que tal só será possível com a concretização de duas infra-estruturas estruturantes, o futuro aeroporto e a segunda fase do porto da cidade do Porto Novo.
Armindo Luz, que falava na sessão de abertura do Fórum Sustentabilidade: Rumo a um Futuro Sustentável, que decorreu no auditório do Liceu Januário Leite, no município do Paul, sublinhou que Santo Antão está num ponto de viragem e que é tempo de transformar potencial em progresso real.
“Santo Antão só alcançará escala de impacto real na vida das pessoas se dotarmos a ilha de duas importantes infra-estruturas modernas e estruturais, o aeroporto e a segunda fase do porto”, afirmou.
O também presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande evidenciou que a ilha possui uma diversidade ecológica ímpar, com vales férteis, florestas, fontes naturais e ecossistemas resilientes, para além de potencialidades nas áreas da energia renovável, turismo de natureza, cultura e desporto.
Segundo disse, o futuro aeroporto permitirá “uma abertura ao mundo sem precedentes”, facilitando a mobilidade, encurtando distâncias e colocando Santo Antão no mapa da conectividade regional e internacional.
Já a ampliação do porto, conforme o mesmo permitirá a recepção de navios de cruzeiro, reforçando a logística, a segurança portuária e o comércio inter-ilhas e externo.
“Estes projectos terão impactos transversais na saúde, na habitação, na educação, no emprego e na qualidade de vida para os santantonenses e para todos aqueles que escolherem viver na ilha”, assegurou.
Por sua vez, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, afirmou que o maior exemplo que Santo Antão pode dar, e já está a dar, é a autoestima da sua população para com a ilha e o seu desenvolvimento, sublinhando que essa postura gera harmonia e projeta-se como modelo a outros territórios.
“A sustentabilidade em Santo Antão é a sustentabilidade que se ambiciona a nível do país, da região e do mundo. Por isso, temos que agir local para assegurar o ganho global. Temos que ter hoje uma visão muito clara para que, a nível estratégico, possamos alcançar os resultados que todos ambicionamos no desenvolvimento sustentável do país, da região e do planeta”, salientou.
O Fórum Sustentabilidade: Rumo a um Futuro Sustentável foi organizado pela Associação dos Municípios de Santo Antão e é fruto de uma parceria entre várias entidades, entre as quais as câmaras municipais do Paul, Ribeira Grande e Porto Novo, o Ministério da Agricultura e Ambiente, o Instituto do Turismo, o Instituto da Juventude e do Desporto, a ALOU, a União Europeia e o Projecto Terras Vivas.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar