Porto Novo, 19 Mar (Inforpress) – A Associação dos Agricultores de Alto Mira, no Porto Novo, Santo Antão, reivindicou hoje a criação de um centro de transformação de produtos agrícolas para a ocupação das mulheres nesse vale agrícola.
Esta associação, segundo o seu líder, Idarlino Fortes, tem estado a discutir com o Ministério da Agricultura e Ambiente o aproveitamento do edifício da extensão rural, em Alto Mira, para a instalação de um centro de transformação de produtos agrícolas.
Isso para o aproveitamento dos excedentes e, ao mesmo tempo, ocupar as mulheres nesse vale, que estão ligadas à agricultura.
O presidente desta associação confirmou que a questão do centro de transformação já foi abordada com o Ministério da Agricultura e Ambiente e com a Câmara Municipal do Porto Novo e que há a abertura, de ambas as instituições, nesse sentido.
Além da criação do centro de transformação de produtos agrícolas, também tem sido reivindicada a criação de um entreposto agrícola em Alto Mira para apoiar os agricultores no tratamento e comercialização dos produtos.
Em relação ao entreposto agrícola, o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, confirmou à Inforpress que, ainda no decurso deste ano de 2025, Alto Mira terá um entreposto agrícola.
Já existem no município do Porto Novo, dois entrepostos agrícolas localizados na Ribeira da Cruz e no Tarrafal de Monte Trigo.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar