Alta Autoridade para a Imigração promove formação de formadores em dados sobre migrações

Inicio | Sociedade
Alta Autoridade para a Imigração promove formação de formadores em dados sobre migrações
23/07/24 - 04:48 pm

Cidade da Praia, 23 Jul (Inforpress) - A Alta Autoridade para a Imigração (AAI) promove quarta e quinta-feira, na Praia, uma formação de formadores em dados sobre migrações a fim de aprofundar a base de conhecimento sobre migração e mobilidade em todo o continente africano.

Em comunicado, a instituição informou que a formação vai decorrer num dos hotéis da capital e realiza-se em parceria com o Observatório Africano das Migrações, enquanto órgão da União Africana, e a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Migrações.

A capacitação, explicou, pretende auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas baseadas em dados oficiais e credíveis, bem como reforçar as capacidades dos principais actores envolvidos na gestão das migrações, reconhecendo assim o seu papel central na análise e gestão destes dados.

No entender da instituição, o actual contexto de mobilidade e das migrações internacionais devido à variedade de factores económicos, sociais, políticos e de segurança revela a complexidade do fenómeno, tornando-se assim essencial uma gestão eficiente dos dados e o desenvolvimento de políticas eficazes que aproveitem os benefícios positivos das migrações.

“Conhecido pela sua tradição migratória como país de origem de muitas comunidades no exterior, Cabo Verde tem-se transformado especialmente nas últimas duas décadas num país de imigração, enfrentando desafios significativos devido à falta de dados qualitativos e quantitativos”, indicou, ressaltando que a carência de dados dificulta no processo de migração.

Conforme assegurou, em resposta aos desafios, a AAI tem implementado várias iniciativas como o Inquérito à População Estrangeira e Imigrante, estudos diversos e actividades de disseminação de conhecimento, como workshops, conversas abertas e conferências.

LT/CP

Inforpress/Fim

Partilhar