Cidade da Praia, 07 Out (Inforpress) – O administrador da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), João Tomar, reconheceu hoje a necessidade que todos têm de usar a internet, mas alertou para o seu uso de forma segura.
O administrador da ARME falava à imprensa no âmbito de um workshop de sensibilização e formação sobre "Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínios (DNSSEC)", destinado à comunidade técnica e instituições que lidam com o assunto.
Esta iniciativa conjunta da ARME e a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, na sigla em inglês), acontece em Cabo Verde no âmbito do projecto Roadshows de Extensões de Segurança do DNS (DNSSEC) e da Coalizão para a África Digital, e visa melhorar a adopção do DNSSEC em África, particularmente, na sub-região da CEDEAO.
João Tomar explicou que a ARME, enquanto instituição que faz a gestão de domínios.cv, em Cabo Verde, candidatou-se para essa formação para sensibilizar os utilizadores sobre o perigo que todos que têm um domínio correm.
Durante esses dias, avançou, irão ensinar ou transmitir conhecimentos novos sobre a segurança no domínio, a extensão da segurança sobre o domínio a todos os que têm “um www qualquer coisa ponto.cv”.
Ou seja, esclareceu o administrador da ARME, sobre o DNSSEC, uma extensão da segurança em cima do domínio, “tipo uma sentinela, um guarda, um polícia”, que está sobre o domínio a ver os intrusos, os invasores e a cuidar com o seu armamento específico.
“Daí que, com essa formação, nós vamos trazer robustez, segurança na utilização do ponto.cv, dos utilizadores do ponto.cv.”, acrescentou, afirmando que esta formação ministrada por um técnico do ICANN começa hoje com o workshop e, depois, nos próximos dois dias com a parte mais técnica.
Isto tendo em conta que, conforme afirmou, um país como Cabo Verde tem ainda uma literacia digital por desenvolver.
“Tanto que é um papel da ARME que tem estado a ir para as escolas, que têm estado a ir nas câmaras municipais a ensinar as pessoas mais jovens, os mais velhos, porque todos hoje temos a necessidade de usar a internet, mas usar com segurança”, disse.
No âmbito do projecto Roadshows de Extensões de Segurança do DNS, no último dia da missão da ICANN a Cabo Verde, 10 de Outubro, acontece a assinatura digital da zona.cv com o DNSSEC, no servidor primário do .CV que se encontra instalado nesta instituição reguladora.
ET/AA
Inforpress
Partilhar