Agência de Notícias de Cabo Verde vai implementar Inforpress TV em 2025 – administrador único

Inicio | Sociedade
Agência de Notícias de Cabo Verde vai implementar Inforpress TV em 2025 – administrador único
09/10/24 - 06:19 pm

Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) – A Agência de Notícia de Cabo Verde vai implementar em 2025 a secção Inforpress TV, uma rubrica já materializada em todas as agências da sub-região, anunciou hoje o administrador único, Jair Fernandes.

Jair Fernandes falava em declarações à Inforpress sobre a sua participação no encontro do Conselho Executivo da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA), que teve lugar de 3 a 6 de Outubro, em Abidjan (Costa do Marfim).

“Foi um desafio muito pertinente lançado à redacção da Inforpress e que tem a ver com a materialização da Inforpress TV, existente em quase todas as agências da nossa sub-região, alguns até com largos anos de experiência e que pode ser desafiador no contexto de Cabo Verde”, disse.

Sobre este projecto que irá “revolucionar” a Inforpress, o administrador único realçou que a materialização consta do plano de actividades para o ano 2025, mais concretamente no segundo semestre, e que, neste momento, está a ser analisado os custos que envolvem a montagem.

Ainda, segundo o administrador da Inforpress, durante o encontro foram retratados alguns compromissos e que têm a ver com a implementação das unidades de detecção dos ‘fake news’, algo considerado “importante” no contexto da informação e desinformação existente actualmente.

“Este é um desafio que trouxemos para a redacção no sentido de ver quais as condições necessárias para a implementação desta unidade em que será necessário recurso técnico e humano”, disse, ressaltando que neste processo a Inforpress vai “beber um pouco” do que as outras agências fizeram, particularmente as agências do Senegal, Costa do Marfim e Marrocos.

Jair Fernandes, que considerou “intenso” o encontro tendo em consideração o debate e as inquietudes levados face aos contextos institucionais moldados aos regimes políticos e as condições financeiras de cada um, informou que uma das soluções encontradas para este problema foi a criação de um fundo para apoiar as agências, os profissionais e os projectos multilaterais.

O futuro das agências, segundo o administrador da Inforpress, foi “amplamente” debatido, tendo surgido recomendações no sentido de se apostar na inteligência artificial, um sistema que pode ajudar os profissionais no seu dia-a-dia enquanto produtores de conteúdos.

Para além destas, disse que foram analisadas actividades a serem realizadas no próximo ano para assinalar o 10º aniversário da FAAPA, destacando uma grande conferência no mês de Janeiro, encontro entre os directores das agências e a criação de uma rede de mulheres jornalistas da região.

O encontro do Conselho Executivo da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA) teve como ponto alto a distinção das agências em categorias como artigos, fotografias e vídeo.

Na categoria artigo venceu a agência de Marrocos, fotografias foi para a agência do Senegal e vídeo para agência de notícias da Costa do Marfim.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar