AdS identifica ligações clandestinas no bairro de Ponta d’Água

Inicio | Ambiente
AdS identifica ligações clandestinas no bairro de Ponta d’Água
21/08/25 - 04:22 pm

Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – A empresa Águas de Santiago (ADS) realizou, esta quarta-feira, 20, uma operação de fiscalização no bairro de Ponta d’Água, onde detectaram ligações clandestinas à rede pública de abastecimento de água, incluindo a instalação ilegal de um chafariz.

Através de uma publicação na sua página oficial do facebook, a empresa adianta que foram identificadas ligações clandestinas e outras irregularidades graves no sistema de abastecimento de água nesse bairro.

A acção de fiscalização resultou na descoberta de um chafariz instalado de forma fraudulenta, além de infra-estruturas ilegais, como “bypass” aos contadores, reservatórios subterrâneos e sistemas improvisados para a venda ilícita de água a autotanques.

“A utilização indevida de um chafariz para práticas ilícitas é um acto grave e inaceitável, que atenta contra os direitos de todos os clientes que cumprem as suas obrigações. Estão actualmente em curso procedimentos legais contra os responsáveis já identificados”, lê-se no comunicado.

De acordo com a ADS, “este tipo de actuação representa um ataque directo à rede pública, prejudicando a qualidade e a regularidade do abastecimento para toda a comunidade”.

De acordo com a mesma fonte, a religação das estruturas afectadas dependerá da regularização dos danos e da facturação pendente.

A empresa reforçou, na nota, que “a água é um bem essencial e deve ser gerida com responsabilidade” e garantiu que continuará com acções de fiscalização em toda a sua área de actuação, com o objectivo de combater fraudes e proteger os interesses dos clientes legais.

Segundo avançou, a prática vinha ocorrendo há vários anos.

CG/AV//HF

Inforpress/Fim

Partilhar