Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) - A Academia Sintaxy e a Geração B-Bright assinaram hoje, na cidade da Praia, um protocolo de cooperação para impulsionar a inclusão digital, o empreendedorismo juvenil e a formação tecnológica em Cabo Verde.
Um dos pontos de destaque desta nova parceria é a introdução de aulas de inglês no currículo da Academia Sintaxy, com a implementação de aulas de Inglês destinadas aos formandos.
Esta componente será integrada no ciclo de formação teórica e prática, proporcionando às jovens ferramentas adicionais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Segundo o presidente da Academia da Sintaxy, Abel Mendonça, a cooperação “vai fortalecer a academia com mais um parceiro” e acrescenta uma mais valia “significativa à formação dos jovens”, através da aquisição de competências linguísticas cruciais para a inserção profissional.
O responsável destacou ainda a importância do domínio da língua inglesa para a participação em eventos internacionais como o Web Summit, e para a criação de oportunidades de negócio.
A segunda edição da Academia, que arrancou em 2024, introduz uma nova abordagem comunitária, ao ser realizada no bairro de Ponta d’Água, na cidade da Praia.
“Identificámos que há muitos jovens neste bairro que precisam desta oportunidade”, realçou Abel Mendonça, sublinhando ainda a colaboração com a associação Maracanã e com a Unitec neste processo.
Por sua vez, o presidente da Geração B-Bright, Rafael Ferreira, incentivou os formandos a não se limitarem ao mercado interno.
“Programadores de Cabo Verde podem trabalhar em qualquer parte do mundo, ganhar em dólares ou euros e gastar em escudos”, afirmou, reforçando a ideia de que o domínio da língua inglesa é essencial para expandir horizontes.
KF/LC//CP
Inforpress/Fim
Partilhar