“A conquista da liberdade e da democracia constituiu o arranque para a modernização do país” - ex-PR

Inicio | Política
“A conquista da liberdade e da democracia constituiu o arranque para a modernização do país” - ex-PR
13/01/26 - 09:00 pm

Cidade da Praia, 13 Jan (Inforpress) – A conquista da liberdade e da democracia constituiu o arranque da modernização de Cabo Verde num país com liberdades, exigências da população e pleno exercício dos direitos cidadãos, declarou hoje o antigo Presidente da República Jorge Carlos Fonseca.

À Inforpress, no âmbito da sessão solene comemorativa ao 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, realizada na Assembleia Nacional, a mesma fonte referiu que o 13 de Janeiro não representa apenas uma data histórica, mas a assunção do “grande valor que é a liberdade, que é o sustentáculo e o fundamento do Estado de direito e de um país".

O antigo chefe de Estado apontou ainda a Constituição de 1992 como a outra grande conquista do 13 de Janeiro, data que marca a realização das primeiras eleições multipartidárias em Cabo Verde em 1991, assim como o regime democrático.

“Todo o resto depende e é condicionado por estas três grandes conquistas. Evidentemente, nós temos hoje mais acesso à justiça, à educação, à cultura. Portanto, o país que nós temos hoje é muito mais desenvolvimento do que nós tínhamos há 50 anos”, disse.

Para Jorge Carlos Fonseca, a conquista da liberdade e da democracia constituíram o arranque para a modernização de Cabo Verde, transformando-se num país potencialmente moderno, com liberdades, com exigências críticas das populações, com insatisfações, reclamações, com exercícios de direitos.

“E como dizia, os grandes desafios que nós temos neste tempo em que vivemos, não são propriamente favoráveis à democracia e à liberdade. Não precisamos entrar em pormenor, mas é fundamental que fortalecemos a cultura da liberdade e da democracia”, sublinhou.

Assegurou que só assim Cabo Verde estará em condições para tornar verdadeiramente um país desenvolvido e próspero.

ET/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar