Kazan, Rússia, 24 Out (Inforpress) - O presidente chinês, Xi Jinping, pediu hoje aos países do "BRICS Plus" que defendam firmemente a paz e lutem pela segurança comum, ao discursar no diálogo de líderes do "BRICS Plus".
Os países do "BRICS Plus" devem ser uma força estabilizadora para a paz, fortalecer a governança de segurança global e explorar maneiras de abordar tanto os sintomas como as causas profundas das questões de focos de crises, acrescentou.
Observando que a ascensão colectiva do Sul Global é uma característica distintiva da grande transformação em todo o mundo, Xi disse que os países do Sul Global marchando juntos em direcção à modernização são “monumentais” na história mundial e sem precedentes na civilização humana.
O Sul Global emerge para o desenvolvimento e prospera por meio do desenvolvimento, disse ele, instando os países do "BRICS Plus" a se tornarem a principal força motriz do desenvolvimento comum.
No entender do Presidente chinês, os países do "BRICS Plus" devem desempenhar um papel activo e de liderança na reforma da governança económica global e fazer do desenvolvimento o centro da agenda económica e comercial internacional.
Os países do "BRICS Plus" também devem ser defensores do intercâmbio entre civilizações, disse ele, pedindo aos países do "BRICS Plus" que melhorem a comunicação e o diálogo e apoiem uns aos outros em tomar o caminho da modernização adequado às suas respectivas condições nacionais.
Xi também disse que a China coordenará com outros para criar uma Aliança de Think Tanks do Sul Global para promover intercâmbios interpessoais e compartilhar experiências em governança.
Não importa como o cenário internacional evolua, a China sempre manterá o Sul Global no coração e manterá suas raízes no Sul Global, acrescentou.
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são os mercados emergentes que compõem o BRICS, grupo que devido à sua expansão é agora chamado BRICS Plus.
Inforpress/Xinhua
Fim
Partilhar