Vinte atletas promissores e em regime de alto rendimento seleccionados para Programa Bolsa Atleta

Inicio | Desporto
Vinte atletas promissores e em regime de alto rendimento seleccionados para Programa Bolsa Atleta
27/01/26 - 03:12 pm

Cidade da Praia, 27 Jan (Inforpress) – Cerca de 20 desportistas foram seleccionados para o Programa Bolsa Atleta para este ano, dos quais seis serão destinados a atletas em regime de alto rendimento e 14 para atletas promissores, anunciou hoje o IDJ.

De acordo com o Instituto do Desporto e Juventude (IDJ) são 11 atletas femininas e nove masculinos que passam a beneficiar da bolsa, que abrange várias modalidades desportivas como andebol e basquetebol, ginástica, atletismo, karaté, judo, e boxe, entre outras modalidades.

A atleta internacional de voleibol de praia e de salão Ludmila Varela e Janice Varela, do atletismo, Willian dos Santos e Liliana Medina e do andebol Emilce Rodrigues e Ivan Mota foram os atletas beneficiados em regime de alto rendimento.

Os atletas promissores Márcia Rodrigues, Djara Andrade, Luana Costa, Christianne Araújo, Lázaro Sá, Cindy Lopes, Rafael Almeida e Aline Aleixo foram alguns dos atletas seleccionados.

Segundo o ministro do Desporto e da Juventude, Carlos Monteiro, o Programa Bolsa Atleta começou em 2024, com 27 atletas residentes e da diáspora, que recebiam 16 mil escudos mensais.

E este ano, o Governo mobilizou mais recursos do Orçamento do Estado e introduziu novas categorias, permitindo contemplar esses 20 atletas, “desde quem já conseguiu uma medalha em campeonatos mundiais ou olímpicos até campeões nacionais”.

Os valores, conforme relatou, variam entre 16 mil escudos mensais para atletas promissores e 160 mil escudos para a categoria máxima, havendo ainda escalões intermédios de 20, 35 e 50 mil escudos.

O Programa Bolsa Atleta visa equalizar o acesso às oportunidades de treino de qualidade para os atletas, proporcionando-lhes “suporte financeiro fundamental”, bem como o aprimoramento das condições de prática desportiva em Cabo Verde.

O principal objectivo deste programa é apoiar, financeiramente, atletas promissores ou de alto rendimento, levando em conta as suas necessidades específicas para a preparação e participação em competições nacionais e internacionais.

Este incentivo financeiro será feito através de uma prestação monetária mensal, fixa, para cobrir as despesas como propinas escolares, aquisição de material escolar, inscrições em competições, estadias, alimentação e transportes para eventos desportivos, aquisição de material desportivo, seguro de acidentes durante a prática desportiva e apoio técnico desportivo especializado.

Esta iniciativa, segundo a mesma fonte, promove o talento local e possibilita que os atletas cabo-verdianos alcancem todo o seu potencial não apenas em competições, mas também em outras esferas, tanto dentro quanto fora do país.

DG/AA

Inforpress/Fim

Partilhar