Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) – A VI edição da Universidade de Verão da JpD acontece nos dias 11, 12 e 13, na Cidade Velha, município da Ribeira Grande de Santiago, contando com a participação de oradores nacionais e internacionais, segundo os organizadores.
A informação foi avançada esta manhã, em conferência de imprensa, pelo presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Vander Gomes, na sede do Movimento para a Democracia (MpD), na cidade da Praia.
Esta iniciativa visa promover um espaço de troca de experiências e ideias com outros jovens.
Esta dinâmica, segundo afirmou, estimula não só o conhecimento, mas também a motivação para que os jovens se envolvam activamente na vida política de Cabo Verde, garantindo que o futuro da Nação seja liderado por indivíduos bem formados e comprometidos com o bem-estar colectivo.
Vander Gomes disse que o partido quer que os jovens assumam posições de liderança no futuro e, para isso, vão continuar a promover mais acções de formação.
De acordo com a programação deste evento, o presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, vai presidir à abertura do evento, no dia 11.
Neste primeiro dia do encontro, vai ser discutido um tema sobre o Poder Local como factor de desenvolvimento, apresentado pelos oradores, Domingos da Veiga e Isidoro Gomes.
Juventude e Orçamento do Estado para 2025 “Caminhos para a Inovação, Emprego e Sustentabilidade” é um outro tema a ser abordado, sendo que o orador será o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.
Vão ser debatidas ainda, segundo este responsável, o papel dos jovens na renovação política e a juventude global, “poder da cooperação internacional para um futuro sustentável”, sendo que o orador será o secretário-Geral da Youth IDC (Juventude da Internacional Democrática do Centro), Carlos Holguín.
Vander Gomes anunciou também os desafios da educação em Cabo Verde, um outro tema, que vai ser apresentado pelo ministro da Educação, Amadeu Cruz, e a autonomia das pessoas para ganhar o futuro, apresentado pela secretária de Estado para a Acção Social, Lídia Lima, e a deputada nacional, Lúcia dos Passos.
Para finalizar acrescentou igualmente que vão ser discutidos os temas valores e princípios do MpD na sociedade contemporânea, inovação e sustentabilidade nas políticas públicas municipais.
A Universidade de Verão, organizada pela Academia MpD em parceria com a JpD, tem sido um espaço “importante”, para o desenvolvimento das capacidades políticas dos jovens cabo-verdianos, segundo o presidente da JpD.
Disse ainda que esta iniciativa oferece uma oportunidade única para a juventude adquirir conhecimentos directamente relacionados com a governança, políticas públicas e a realidade política nacional e internacional.
Para além disso, fomenta o “networking” e a criação de laços entre jovens com interesse na política, fortalecendo o tecido social e político do país.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar