Vice-primeiro-ministro do Luxemburgo destaca “forte confiança” com Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Vice-primeiro-ministro do Luxemburgo destaca “forte confiança” com Cabo Verde
22/04/25 - 10:14 pm

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel destacou hoje, após encontro com o Presidente da República, a forte confiança e respeito mútuo que marcam a cooperação entre os dois países.

Em declarações à imprensa após o encontro, com José Maria Neves, o vice-primeiro-ministro disse que, na reunião, foram abordadas as relações bilaterais entre o Luxemburgo e Cabo Verde, bem como a situação internacional, mas sublinhou que, por razões de discrição diplomática, os detalhes das conversações se mantêm reservados.

“Se o Presidente quiser comunicar, pode comunicar, mas eu não o farei”, afirmou.

Segundo Xavier Bettel, o Luxemburgo mantém um acordo de cooperação com Cabo Verde há 25 anos, contando com um escritório de cooperação na Cidade da Praia, e já investiu cerca de 86 milhões de euros em projectos de desenvolvimento no arquipélago.

Relativamente ao projecto COSMAR, ligado à segurança marítima, Bettel mostrou-se particularmente interessado.

“Mesmo que o Luxemburgo não tenha mar, tudo o que acontece no mar diz respeito a todos, como tráfico, poluição, migração ilegal, terrorismo ou droga são temas que também afectam a Europa e exigem uma resposta comum”, explicou.

O governante enfatizou ainda a importância de manter parcerias baseadas na confiança e no respeito mútuo, salientando que, apesar dos milhares de quilómetros que separam os dois países, o mais importante é defender os mesmos valores.

Durante a tarde, o governante luxemburguês visitou projectos financiados pelo seu país em Cabo Verde, nomeadamente, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) e o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), destacando o impacto positivo desses projectos na empregabilidade dos jovens cabo-verdianos.

“Vi jovens com muitas perspectivas de conseguir um emprego, tanto na formação em hotelaria como nas áreas do fotovoltaico e electricidade. Isto não é uma despesa, é um investimento”, frisou.

JBR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar