
Cidade da Praia, 16 Jan (Inforpress) – A Universidade Sénior de Cabo Verde colocou hoje em exposição documentos que retratam a vida do arquipélago, no quadro das comemorações do Dia dos Heróis Nacionais, a 20 de Janeiro.
A exposição, que se encontra patente à vista de todos, na Praça Alexandre Albuquerque, na cidade da Praia, tem como tema “Cabo Verde: História de um Arquipélago”.
A exposição, que acontece no âmbito das celebrações do dia dos Heróis Nacionais é, segundo a presidente da Universidade Sénior, Crispina Gomes, uma oportunidade de relembrar a figura de Amílcar Cabral por ser uma referência da história do país.
“A figura de Cabral impõe-se desde logo como um património nacional, pelo que a exposição permite uma reflexão e um acto de responsabilidade cívica”, disse.
Por outro lado, Crispina Gomes acrescentou que a exposição propõe um olhar sobre Cabo Verde nos seus 50 anos de Independência, cujos os avanços foram conseguidos em vários domínios.
Trata-se de uma iniciativa que, a seu ver, é essencial para aproximar a história dos cidadãos e para promover uma cultura de reflexão crítica, de diálogo e de valorização do Património Histórico Nacional.
O acto de abertura da exposição foi realizado pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, que se congratulou com a iniciativa realizada pela Universidade Sénior e pela Fundação Amílcar Cabral.
A exposição ficará patente ao público de 16 a 25 de Janeiro.
OS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar