Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – Estudantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) participam na III Semana de Relações Internacionais e Diplomacia, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
O evento que arrancou hoje propõe refletir sobre o percurso e os desafios desta organização sub-regional, com a participação dos estudantes nas dinâmicas de integração da África Ocidental.
A representante da CEDEAO em Cabo Verde, Kelly Lopes, na abertura da actividade, elencou à imprensa que a iniciativa permite conhecer a actuação da CEDEAO em Cabo Verde e aos jovens e às mulheres aprofundarem mais sobre as intervenções da organização.
Kelly Lopes destacou que a organização tem realizado vários projectos com questões ligadas às energias, ajuda humanitária e na área da saúde.
“Ultimamente temos dado mais importância a projetos que impactem a população, porque é a população que deve sentir os benefícios de fazer parte da comunidade. Então a nossa colaboração, embora seja com os Estados-membros, nós sempre colocamos o enfoque nas pessoas”, acrescentou está responsável.
O coordenador do curso de Relações Internacionais, João Paulo, por seu lado, complementou que se trata de um espaço de reflexão para os especialistas, académicos e pessoas ligadas à diplomacia refletirem junto dos estudantes sobre a sub-região e em particular de Cabo Verde.
Isto sobre os processos de integração, as perspectivas, as questões que afetam a região e as línguas inglesa, francesa, chinesa, portuguesa e mandarim.
O evento iniciou-se hoje e decorre até sexta-feira, 13, tendo sob a mesa debates sobre os 50 anos da CEDEAO, as implicações de saída de países como Mali, Burkina Faso e Níger da organização e os caminhos para a construção de uma identidade regional inclusiva e coesa.
OS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar