Uni-CV promove workshop sobre moedas digitais para comunidade académica e sociedade civil

Inicio | Economia
Uni-CV promove workshop sobre moedas digitais para comunidade académica e sociedade civil
23/01/25 - 02:12 pm

Cidade da Praia, 23 Jan (Inforpress) – A Uni-CV reuniu hoje a comunidade académica e a sociedade civil num workshop destinado a promover o conhecimento sobre as criptomoedas, no âmbito de um projecto de pesquisa sobre modelos de desenho e implementação da moeda digital.

O projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, através da Ciência LP de Portugal e liderado pela docente e investigadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia, professora Elcelina Silva.

O objectivo, segundo explicou Silva, é dar a conhecer o que se faz a nível da investigação aqui em Cabo Verde, particularmente na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), sobre a matéria.

“Também lançar o tema de moedas digitais dos bancos centrais, uma vez que se fala muito das criptomoedas, dos riscos das criptomoedas, e aqui nós queremos lançar um debate onde estão a participar vários bancos e empresas”, disse.

Com o evento pretende-se ainda, segundo esta responsável, apresentar no final, os resultados da investigação e o lançamento de uma proposta de modelo de desenho e implementação das moedas digitais dos bancos centrais, que pode ser aplicado a qualquer país.

“Este evento não pretende trazer absolutamente nenhuma conclusão em relação às acções do banco central no tocante a este assunto. É puramente um evento científico de partilha e de boas práticas no sentido de nós começarmos esse debate”, explicou.

Por seu lado, o representante do Banco de Cabo Verde Carlos Luz realçou, na abertura do workshop, a pertinência deste tema, afirmando que o Banco de Cabo Verde (BCV) está a trabalhar várias iniciativas a nível da transformação digital.

De entre elas, apontou uma iniciativa que tem a ver com o sistema de pagamento instantâneo e inclusivo, além da que tem a ver com a emissão da moeda digital.

Poi isso, disse esperar que este evento possa trazer contributos para acelerarem o que têm em carteira.

ET/HF

Inforpress/Fim

Partilhar