
Cidade da Praia, 26 Dez (Inforpress) – A Uni-CV realiza em Maio de 2026 o III Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil visando reforçar o debate académico e cultural em torno da leitura e da literatura, destinada a crianças e jovens no espaço lusófono.
De acordo com a nota informativa da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o evento é realizado em parceria com o Leitorado Guimarães Rosa/Instituto Guimarães Rosa e decorrerá em modalidade híbrida, com sessões presenciais no Campus da Uni-CV , nos dias 26, 27 e 28 de Maio de 2026.
O seminário contará com a participação de investigadores, professores, escritores, mediadores de leitura, estudantes e profissionais do livro provenientes de diferentes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de outras regiões.
A mesma fonte indicou que as sessões presenciais incluirão comunicações científicas, mesas-redondas, debates e lançamentos editoriais, estando as salas equipadas para garantir a interação com os participantes online, que poderão intervir em tempo real ou através de vídeos previamente gravados.
Nesta terceira edição, o simpósio terá como eixo central a literatura infantil e juvenil enquanto campo estratégico para reflectir sobre leitura, escola, cidadania, identidades, migrações, direitos humanos, tecnologias digitais e poéticas da infância.
Entre os temas em destaque, adianta a mesma fonte, constam a circulação da literatura infantil e juvenil em língua portuguesa, as oralidades e narrativas tradicionais, as práticas pedagógicas em perspetiva crítica e decolonial, a relação entre juventude, leitura e tecnologias digitais, bem como as representações da infância, da migração e da pertença.
Por outro lado, o programa contempla ainda discussões sobre artes do livro, ilustração, design editorial, livros-imagem, tradução, políticas de leitura, infâncias contemporâneas, mediação de leitura e a dimensão estética da linguagem literária.
Ao reunir comunicações científicas, relatos de experiências e estudos interdisciplinares, o III Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Cabo Verde pretende fortalecer as redes de investigação, incentivar a cooperação académica e aproximar a universidade da escola, bibliotecas, comunidades leitoras e do setor editorial.
A Uni-CV refere ainda que as anformações adicionais sobre a chamada de trabalhos, prazos de submissão e modalidades de participação podem ser solicitadas através do endereço eletrónico lijcv2025@gmail.com.
CM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar