Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a ONG Saama promovem de 03 a 06 deste mês, uma formação destinada aos enfermeiros visando promover o desenvolvimento de competências para um atendimento mais humanizado a grávidas e parturientes.
O evento realizado pelo Grupo Disciplinar de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com a ONG Saama, é destinado a enfermeiros que actuam na área da saúde materna e obstétrica.
Intitulada “Dinâmicas de Implementação para o Parto Humanizado”, a formação pretende abordar, segundo uma publicação no site da universidade pública, a actualização na abordagem à grávida e parturiente introduzindo as mais recentes práticas e directrizes no acompanhamento pré e pós-parto.
Isto tendo em conta, conforme a mesma fonte, que a evolução constante na medicina e nas práticas de enfermagem torna a formação contínua “essencial” para os profissionais de saúde contribuindo para um atendimento mais humanizado às grávidas e parturientes.
“Este evento permitirá aos enfermeiros (…) promover um ambiente seguro e acolhedor, reduzir intervenções desnecessárias incentivando práticas que respeitem o processo natural do parto, evitando procedimentos invasivos sem indicação”, realçou, de entre outros ganhos.
Pretende-se igualmente com este evento capacitar os participantes sobre os novos tratamentos e técnicas para facilitar ou aliviar o parto, informar sobre intervenções médicas durante o parto, assim como preparar as mulheres grávidas para a redução do medo da dor de parto, e ministrar um seminário sobre a Mutilação Genital Feminina (MGF).
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar