Uma dezena de mortos em ataque em praia australiana durante festa judaica

Inicio | Internacional
Uma dezena de mortos em ataque em praia australiana durante festa judaica
14/12/25 - 11:45 am

Sydney, 14 Dez (Inforpress) – Cerca de 10 pessoas morreram e muitos feridos foram transportados para os hospitais de Sydney, depois de um ataque com tiros na praia australiana de Bondi, quando se realizava uma festa judaica.

“Há duas pessoas sob custódia policial na praia de Bondi”, informou a Polícia do estado de Nova Gales do Sul na sua conta no X, que pede “à população que evite a área”.

Citando fontes policiais, a agência de notícias AFP refere que o ataque causou dez mortos.

O serviço de ambulâncias de Nova Gales do Sul confirmou à televisão ABC que, pelo menos 16 pessoas foram transportadas para seis centros hospitalares da região.

Várias testemunhas referem que se trata de um ataque a tiros protagonizado por um número ainda indeterminado de pessoas armadas, mas as autoridades também não confirmaram essa informação.

Um turista britânico disse à agência francesa de notícias AFP que viu “dois atiradores vestidos de preto e armados com espingardas semiautomáticas”.

Até ao momento, nenhum responsável policial quis confirmar o número de vítimas neste ataque, mas o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, já emitiu um comunicado lamentando as “cenas chocantes e angustiantes” que estão a chegar de Bondi e confirmou a existência de feridos.

“A polícia e os serviços de emergência estão a trabalhar no local para salvar vidas. As minhas condolências vão para todas as pessoas afectadas. Estamos a trabalhar com a polícia de Nova Gales do Sul e daremos mais informações à medida que mais detalhes forem confirmados”, afirmou.

Parte da praia era palco de uma celebração da festa judaica de Hanukkah, que começa hoje e, embora as autoridades australianas ainda não tenham feito qualquer conexão com o incidente, o Presidente de Israel, Isaac Herzog, denunciou o que classificou como “vil ataque terrorista contra os judeus que estavam a acender as primeiras velas” da festa religiosa.

“O nosso coração está com eles. O coração de toda a nação de Israel bate forte neste preciso momento, enquanto rezamos pela recuperação dos feridos, rezamos por eles e rezamos por aqueles que perderam a vida”, afirmou num comunicado oficial.

“Reiteramos o nosso alerta repetidamente ao governo australiano para que aja e lute contra a enorme onda de antissemitismo que assola a sociedade australiana”, acrescentou ainda.

Por seu turno, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, também reagiu ao ataque.

“Fiquei horrorizada ao ver as imagens do terrível ataque a tantas pessoas na praia de Bondi, no início das celebrações do Hanukkah”, indicou na sua conta no X.

“Todos os meus pensamentos estão com as vítimas e com a comunidade judaica em geral na Austrália e além”, acrescentou.

Inforpress/Lusa

Fim

Partilhar